Saturday 29 September 2007

Combinado de Grão de Bico

Receita da Migas do blog Migas com Gindungo.

É a minha primeira participação no Colher de Tacho, que a querida Valentina tão bem impulsiona. O Grão de Bico é realmente uma leguminosa que entra na minha cozinha. Rancho ou salada de bacalhau são dois exemplos. Contudo, o meu dia-a-dia não me deixa muito tempo para fazer refeições elaboradas e o M. também é um bocado esquisito para experimentar coisas novas (pode ser que com o blog ache graça e comece a ser menos medricas)...:o) É que a comida Angolana, ainda não se dignou a provar!!! Assim, restou-me incluir o delicioso Grão de Bico num combinado de legumes e servi-lo como acompanhamento de um peixe grelhado. Acho que também vai muito bem com o peixe frito.
Ingredientes para 2 pessoas:


3 batatas médias

2 cenouras pequenas

1/4 de couve branca

1/2 lata de grão de bico (em Portugal, utilizaria grão de bico demolhado, é melhor)

2 dentes de alho

1/2 cebola média

sal e pimenta branca q.b.

1 gole de bom azeite


Cozer as batatas descascadas e partidas em quartos durante 15 minutos em água temperada com sal. Nos últimos 5 minutos adicionar a cenoura cortada em tiras largas e a couve branca cortada em juliana. Num tacho largo colocar um bom gole de bom azeite com o alho picadinho e a cebola cortada em gomos Deixar aquecer mas sem alourar. Adicionar os legumes previamente escorridos e envolver os sabores. Acrescentar o grão de bico cozido e deixar cozinhar por mais uns 5/10 minutos, até os legumes ficarem perfeitamente envolvidos no azeite e cozidos (mas sem os deixar desfazer). Temperar com um pouco de pimenta branca. Caso necessário acrescentar um pouco de água do grão de bico cozido ou do caldo dos legumes.Servir como acompanhamento de peixes grelhados ou fritos.

Nota 1: A minha ideia inicial seria a substituição das batatas por pedaços de broa mas, para variar, não encontrei por aqui. :o(

No comments: