Friday 28 September 2007

Pão de Grão-de-Bico

Receita da Verena do blog Mangia che te fa benne.
Não ficaria satisfeita se não tentasse usar o Grão-de-Bico numa receita de pão, afinal de contas sou uma padeira apaixonada…já que havia sobrado o grão da receita que postei ontem resolvi adaptar uma outra para fazer um panis angelicum. Vocês podem até estar cansados de tanto pão, mas não consigo me segurar, tenho que fazê-los de qualquer forma (já que raramente compro) e aí fico matutando as possibilidades infinitas de usar ingredientes para o pão.


Adaptei a receita de Pão de Aipim daqui e ficou muito bom. Como já sabia que a receita original era muito boa, já fiz inúmeras vezes e logo postarei aqui uma foto, substituí o aipim pelo grão-de-bico e deu tudo certo!Mais uma receita para o Rei da Quinzena do Colher de Tacho.
Mangia che te fa bene.


Fiz na máquina de pão por comodidade minha, apesar de ter assado no forno normal pois acho que fica mais bonito e mais gostoso, mas com certeza funciona da mesma maneira do jeito tradicional.


Pão de Grão-de-Bico
(um pão de 600g)


1 copo de grão-de-bico cozido amassado (240ml); ½ copo (120ml) de leite ou iogurte (ou a própria água do cozimento do grão); 2 colheres de creme de leite ou manteiga (usei creme de leite desta vez); 1 colher (chá) de sal; 2 colheres (sopa) de açúcar; 3 copos (720ml) de farinha de trigo mais duas colheres de chá; 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo; 1 colher (sopa) de alcarávia


Coloque os ingredientes na ordem acima na tigela da panificadora untada com azeite e ligue no ciclo massa. Depois que apitar o final do ciclo retire a massa e coloque em forma untada abaixando com a mão até preencher toda a forma. Não se preocupe, ele vai crescer e ficar lindão. Deixe crescer por aproximadamente uma hora ou até dobrar de volume. Asse em forno pré-aquecido a 210ºC até que o pão esteja dourado e ao bater na parte de baixo o som seja oco.

No comments: