Tuesday 4 September 2007

Sanduíche Colorido

Receita da Elvira do blog Elvira's Bistrot.

Devo confessar que não fiquei muito entusiasmada com a escolha do abacate como rei da quinzena do portal Colher de Tacho... Cozinho abacate com frequência, mas sem grande convicção, pois acho que é bastante enjoativo e insípido. E no entanto, tenho sempre abacate no frigórifico para o meu marido, grande amador dessa fruta que tanto se presta à receitas salgados com à receitas doces. A inspiração não surgiu de imediato, até que finalmente me veio esta ideia de sanduíche colorido ao estilo americano, completo e vitaminado, perfeito para um almoço leve e equilibrado de Verão... E desta vez, até não desgostei.

Sanduíche Colorido

Ingredientes para 2 unidades

- 1 abacate maduro

- 2 porções de queijo fundido (tipo Vaca que Ri)

- 1 pitada de malagueta em pó

- sal & pimenta

- 1 cenoura ralada grosseiramente

- 1 fio de azeite

- 1 colher (sopa) de salsa picada

- 4 cebolinhas em vinagre picadas finamente (pickles)

- 4 fatias finas de queijo flamengo

- 4 fatias finas de fiambre

- manteiga q.b.

- 8 fatias de pão de forma integral

Preparação

Cortar o abacate em metades no sentido longitudinal. Eliminar o caroço. Retirar a polpa da casca com o auxílio de uma colher de chá. Colocar a polpa numa tigela e juntar as porções de queijo fundido. Temperar com sal, pimenta e malagueta moída. Esmagar com um garfo até obter uma pasta homogénea. Reservar.

Misturar muito bem a cenoura ralada com o azeite, as cebolinhas picadas, a salsa, sal e pimenta. Reservar.

Torrar ligeiramente as fatias de pão. Barrar duas das fatias de pão com a pasta de abacate. Cobrir com fatias de pão e barrar estas com manteiga.

Sobrepor as fatias de queijo flamengo e as fatias de fiambre. Cobrir com mais fatias de pão. Espalhar a mistura de cenoura por cima e fechar com as fatias de pão restantes. Cortar os sanduíches em triângulos antes de servir.

No comments: