Monday 3 September 2007

Muffins integrais de abacate

Receita da Clarice do blog Pecado da Gula.

Pensar em abacate logo imagino um copo de vitamina ou senão comer os pedaços com açúcar e limão. Só de lembrar dos abacatões do nosso Brasil já me vem uma grande saudade! Aqui dispomos apenas de uma variedade cujo tamanho equivaleria ao caroço do abacate brasileiro! Em compensação, ele é bem mais amanteigado e firme que a fruta nacional. Por isso mesmo, foi um grande desafio escolher uma receita diferente para para o rei desta quinzena.
Pesquisando, descobri várias receitas de pães americanos e resolvi fazer uma experiência com alguns ingredientes que me vieram à cabeça: algo gostoso mas que fosse saudável. Conforme a resenha do Colher de Tacho, a gordura do abacate é muito similiar ao azeite de oliva e portanto super benéfico à saúde. Pensando nisto, decidi acrescentar, além do azeite, tofu! O resultado não foi dos piores. O cheiro do abacate que estava bem forte na massa crua, praticamente desapareceu depois de assada. Quem não tiver visto o preparo, nem vai desconfiar da presença do tofu também.
Foi um alívio verificar que os muffins cresceram bem no forno e não ficaram ressecados ou duros como esperava. Ficaram extremamente macios com a crosta crocante devido ao açúcar mascavo. Quanto ao sabor, serei sincera, não vou dizer que é aqueeeeeeeeeeela delícia, não. Como diria o Luiz, "é comestível"rsss. É um daqueles bolinhos para se consumir pensando em todos os benefícios que cada um dos ingredientes estará trazendo para sua saúde!
Muffins integrais de abacate
* xícara de 240ml1 xícara de farinha de trigo comum
1 xicara de farinha de trigo integral
3/4 xícar de açúcar mascavo
2 ovos médios
100ml de azeite de oliva
85g de abacate (já sem casca e caroço, equivale a 1 abacate daqui)
150g de tofu de textura leve leite desnatado se necessário
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato em pó
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 pitada de allspices
1 pitade de sal
1/2 xícara de uvas passas
Preaquecer o forno a 180oC.
Colocar forminhas de papel na forma de muffins.
Peneirar as farinhas com o fermento numa tigela grande. Junte o açúcar mascavo, o sal e as especiarias. Misture tudo muito bem e faça um buraco no meio.
No copo do liquidificador, coloque os ovos, o azeite, o tofu, o abacate picado grosseiramente, o mel e o limão. Bata até ficar tudo homogêneo. Caso o liquidificador não consiga misturar, junte um pouco de leite´, apenas para formar um redemoinho no centro e termine de bater. Despeje esta mistura no centro dos ingredientes secos. Junte as passas. Misture com um garfo apenas para agregar os ingredientes. Distribua a massa nas forminhas e polvilhe açúcar mascavo por cima. Leve ao forno para assar por 20 a 25 minutos ou até ficarem levemente corados.

No comments: