Friday 7 September 2007

Flan de salmao com Creme de abacate


Receita da Bia do blog L'amour dans l'assiette


Esta é a minha participaçao para o rei da quinzena o Abacate, que adaptei de uma receita de L. Salomon. O tempero usado para o creme de abacate é o panch phoron, um curry sem pimenta proveniente da regiāo de Bengala na India, e é uma mistura de feno-grego, nigella, grāos de mostarda, funcho e cominho. Este prato é super leve e delicioso, para degustar sem culpa. Quis fazer metade da receita, mas como as quantidades dos ingredientes eram minimas, só diminui o salmão.


Para 6 pessoas

Para o flan:

300 g de salmāo (usei 150 g)

50 ml de iogurte natural

1 ovo (clara e gema separadas)

1/2 colher de cha de araruta

1/4 de colher de cha de grãos de aneto

sal


Para o creme de abacate:

1 e 1/2 abacate pequeno

1/2 dente de alho

60 ml de iogurte natural

1 colher de cha de suco de limão

1/4 de colher de cha de Panch Phoronsal


Para finalizar:

salmão defumado

aneto


Cozinhar o file de saumão no vapor alguns minutos.Desfie o salmão e coloque no recipiente do mixer.Junte todos os outros ingredientes menos a clara e a erva doce.Bater em neve a clara e juntar à mistura anterior com os grãos de erva-doce.Colocar em forminha de silicone (ou outra que vai ter que ser untada) e levar ao forno pré-aquecido à 160°C por 15 minutos.Reserve.Para o creme, coloque a polpa do abacate no recipiente do mixer com todos os outros ingredientes. Bata até formar um creme liso.


Monte o prato, com fatias de salmão defumado, coloque um pouco do creme e coloque o flan sobre o creme. Como fiz em forminhas esféricas e pequenas, coloquei entao o creme entre dois flans e fiz uma especie de "sanduiche". Enfeite com o aneto.

1 comment:

jp diniz said...

que bela receita, tanto pelo aspecto como pela promessa dos sabores. vou experimentar.