Sunday 18 March 2007

Arroz aromático indiano

O que acontece quando você ganha um presente cabeça-gorda?

Claro que você quer estreá-lo logo, logo, looooooooogo!

Mas eu esperei duas semanas. Digamos que metade de mim estava nesse estado de espírito aí de cima e a outra metade queria guardar o presente pra sempre 'pra não acabar' (rs). Mas, como o presente era uma pasta de thai curry, eu também (ooooolha a desculpa esfarradapa aí genteeeeee) estava esperando o tempo ficar um pouco ameno pra experimentá-lo em 'grande gala'.

O dia de hoje parecia perfeito! Com a chuvinha que caiu, o tempo esfriou um pouquinho e experimentei um dos deliciosos itens que ganhei de presente da Valentina agorinha no jantar.

E como eu sou terrível, fiquei maquinando e querendo juntar 'a fome com a vontade de comer' (esse ditado não poderia ser mais propício - rs!) e aproveitar para também fazer a minha receita para o rei Cardamomo.

Olha, vou dizer que a pasta é maravilhosa e o melhor: fica pronto muito rápido. Ideal para aqueles dias em que você chega morta em casa, mas não quer comer qualquer coisa. Fiz um curry verde tailandês com peito de frango e, para acompanhar, arroz aromático indiano, além de uma maçãzinha cozida. O arroz ficou muito bom, mas acho que ele ficaria mais valorizado com uma carne assada. Como o curry tem um sabor bastante acentuado, os aromas delicados do arroz acabam ficando eclipsados pelo delicioso curry.

Arroz aromático indiano


Ingredientes
» 1 xícara (chá) de arroz basmati
» 1 colher (sopa) de azeite
» 1/2 cebola picadinha
» 2 dentes de alho picadinhos
» 2 cravos
» 1/2 canela em pau
» 1 baga de cardamomo fechada
» 1 folha de louro
» 2 xícaras (chá) de água fervente
» sal a gosto
» 1/2 xícara (chá) de passas brancas
» 1/3 xícara (chá) de castanha de caju moída

Modo de fazer
Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes. Acrescente as especiarias e refogue um pouco mais. Junte o arroz e refogue mais um bocadinho.

Acrescente a água fervendo, as passas, a castanha, o sal e mexa bem.

Tampe e deixe cozinhar em fogo brando. Deixe abafado por mais 5 ou 10 min.

Dica
Abra a baga de cardamomo e misture suas sementinhas quando for comer o arroz!

Sugestão
Por causa dos aromas delicados, sirva com algo que não os esconda. Minha aventura inicial como acompanhamento do curry não foi muito feliz :-). Da próxima vez, faria para acompanhar uma carne assada, por exemplo.

Serviço
Adaptada da cozinha da Cinthya Maggi

No comments: