Sunday 18 March 2007

Purê de Batata Doce com Cardamomo

Quando vi o rei da quinzena do Colher de Tacho, a primeira coisa que pensei foi que eu não iria participar, pois nunca tinha visto cardamomo e nem ao menos imaginava seu gosto. Depois pensei que a proposta do Colher é exatamente você se aventurar no incerto com várias outras pessoas ao mesmo tempo e poder descobrir o novo ou renovar o velho (pelo menos é assim que vejo). Então decidi que eu iria procurar o tal, e até já sabia onde, no Emporium Vinum, do Shopping Deo Paseo, que é um dos poucos lugares aqui onde acho produtos (principalmente importados) interessantes. E lá se foi mais uma cápsula para minha caixinha:

Depois do ingrediente, vem a receita. Quase todo mundo fez uma "googleada" e nessa eu achei muita coisa em sites estrangeiros, pois a busca em português não me deu resultados interessantes.

No fim, fiquei com duas, esse purê de batata-doce - fazia tempo que eu estava com vontade de batata-doce - e um bolinho que será feito depois, nos próximos capítulos. Servi o purê com filé e cebola grelhados e gostei muito, mas depois achei que ficaria melhor se fosse com um frango. Com as cebolas, no entanto, combinou muito.


Fiquei pensando como eu poderia descrever o sabor do cardamomo, porque não achei parecido com nada, mas ele tem um cheiro bem parecido com raiz de pepaconha. O que posso dizer é que ele tem um sabor "fresh", algo quase menta, mas é meio difícil de descrever pois é único.Tomei como base essa receita, mas fiz bem diferente. Resultado, um purê delicioso, com um sabor que fica reverberando na boca por um bom tempo. Como fiz no processador - justamente porque ainda não tenho um pilão - deixei que ele fizesse o trabalho de moer as sementinhas, mas algumas não processaram e eu as retirei do purê na hora de servir. Talvez nesse caso fosse mais prático ter usado o cardamomo em pó.



Ingredientes:


1 kg de batata-doce


1/2 copo de requeijão


sal e pimenta-do-reino a gosto


6 bagos de cardamomo




Cozinhe em água e sal as batatas, até ficarem macias. Tire as cascas e passe-as no processador ainda quentes, junto com o requeijão, o sal, a pimenta e as sementes dos bagos pisadas num pilão. Isso pode ser feito sem o processador, basta usar um espremedor de batatas.

No comments: