Thursday 15 March 2007

Bolo de Especiarias e Passas

Está a decorrer no Colher de Tacho a quinzena do cardamomo.
Reconheço que nunca tinha usado esta especiaria, mas tenho várias receitas em que o mesmo entra.
Esta Quinzena do Cardamomo foi uma boa desculpa para experimentar uma delas.
Não foi fácil encontrar cardamomo, mas também não procurei muito pois a minha amiga Isabel foi a Goa no fim do ano passado e trouxe cardamomo e eu recorri a ela. ;)
Tem um cheirinho muito bom e deixou um gostinho óptimo no bolo!
Quem comeu gostou muito!
Fiquei fã!

Bolo de Especiarias e Passas

Ingredientes:
180 g de açúcar
200 g de manteiga
1 limão
5 ovos
200 g de farinha
5 sementes de cardamomo
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de erva-doce em pó
1 colher de chá de fermento em pó (não estava na receita mas eu gosto de usar)
uma pitada de noz-moscada
100 g de damascos secos (não tinha e usei amexas que penso até que combina melhor)
manteiga
farinha e açúcar em pó

Modo de Preparação:
Unte uma forma com manteiga, polvilhe-a com e ligue o forno a 180ºC.

Bata o açúcar com a manteiga e a raspa de limão

até ficar cremoso.
Incorpore-lhe as gemas e o sumo de limão.
À parte, peneire a farinha com as especiarias


Usei um almofariz para moer as sementes do cardamomo e obtive 1 colher de chá mal cheia de cardamomo moído.

e acrescente à massa.
Junte o damasco, cortado em cubos (no meu caso ameixa).
Por fim, bata as claras em castelo e envolva-as na massa.
Verta-a para a forma e leve-o ao forno.
Desenforme-o quando estiver à temperatura ambiente, polvilhe-o com açúcar em pó (não polvilhei) e sirva.
Esta é uma dica da revista Linhas & Pontos de onde foi retirada a receita:
Mais Guloso: Antes de servir o bolo, elimine o açúcar em pó e regue-o com doce de ovos. Polvilhe-o ainda com amêndoa grosseiramente picada


No comments: