Friday 9 March 2007

Madeleine de Canela



Aos 45 do segundo tempo, consegui (finalmente) fazer e postar a receita com canela que eu tinha escolhido para participar do rei da quinzena do Colher de Tacho, agora é cruzar os dedos e ver se vai dar tempo. Folheei meu caderno e vários dos meus livros atrás de uma receita com canela, escolhi essa, desisti dela por causa da quantidade de manteiga, peguei outra, percebi que levava praticamente a mesma quantidade de manteiga, e voltei para a opção anterior, porque há anos tenho vontade de preparar madeleines e parece que eu já estava adivinhando o motivo. Os bolinhos espalharam no ar um cheiro muito bom enquanto eram assados e ficaram muito macios e saborosos, experimentei ainda quentinhos e foi difícil parar de comer. Na minha opinião, os que ficaram mais moreninhos foram os melhores.


A receita dessas madelines saiu da nova edição do Livro de Receitas de Claudia e foi a primeira vez que fiz. Não tenho forminhas próprias para madeleine, então aceitei a sugestão do livro e fui de forminhas de empada. Recusei, entretanto, a sugestão de servir os bolinhos com sorvete de canela, mas deixo a receita abaixo, para quem quiser experimentar. Não tinha sorvete em casa e acho que madeleines combinam com chá, então, apesar do calor, meu lanchinho foi acompanhado de um saboroso chá de maracujá, manga e laranja e foi tudo de bom.


Madeleine de canela


Ingredientes


Manteiga para untar

1 3/4 xícara de farinha de trigo

2 1/2 colheres (chá) de fermento químico em pó

1 colher (chá) de canela em pó

3 ovos

3/4 de xícara de açúcar e mais 3 colheres (sopa)

1/3 de xícara de leite

9 colheres (sopa) de manteiga amolecida


Como fazer

Aqueça o forno em temperatura média. Unte com manteiga as forminhas próprias para madeleine ou empadinha e polvilhe com farinha sem deixar excessos. Numa tigela média, misture a fainha, o fermento e a canela. Reserve. Bata os ovos e o açúcar na batedeira até que fique bem cremoso. Adicione aos poucos a mistura de farinha e o leite, alternando as adições. Mexa até ficar homogêneo. Junte a manteiga e bata até ficar cremoso. Cubra com um plástico. Deixe descansar por 20 minutos em temperatura ambiente. Coloque a mistura nas forminhas, sem encher demais. Leve ao forno e asse por dez minutos ou até dourar. Retire do forno e desenforme em seguida. Deixe esfriar sobre uma grade para eliminar toda a umidade e não amolecer o bolinho.


*****


Observações: em lugar de untar e enfarinhar as forminhas, cortei quadradinhos de papel "assa tudo" e as forrei, foi muito mais fácil. Na hora de desenformar, não tinha uma grade pequena o suficiente onde deixar as madeleines esfriando e as arrumei em um prato sem tirá-las do papel assa tudo, apenas o soltei em volta. Os meus bolinhos demoraram muito mais de dez minutos para ficar dourados, aos dez, ainda estavam crus.


Sorvete


Ingredientes

1 litro de sorvete de creme

2 colheres (sopa) de canela em pó


Como fazer


Retire o sorvete do freezer e deixe amolecer um pouco. Junte a canela e misture. Leve de volta ao freezer até ficar bem firme.




No comments: