Sunday 18 March 2007

Tâmaras com café e cardamomo

Vi esta receita na revista do meu supermercado local. Fique atraída por ter cardamomo e tâmaras. Pareceu-me algo bem mágico. Embora já gostasse de tâmaras, antes de comer as da variedade Medjool, para mim elas estão numa categoria a parte. São absolutamente divinas. Já postei sobre elas aqui. Hoje em dia no Reino Unido se encontram muitas procedentes da Califórnia.

Deixei as minhas tâmaras de molho no café com especiarias de um dia pro outro ( pus antes de ir dormir e só fui comer no dia seguinte a noite), e acho que foi um pouco excessivo pois o sabor ficou um pouco forte demais. Beirando o amargo. Talvez se eu tivesse removido o cardamomo e canela após algumas horas o sabor tivesse ficado apurado, mas não muito forte. Porém mesmo assim achei divino. Diferente. Sirva com um copinho de água ao lado. E arriscaria dizer para que não sirva com iogurte natural desnatado pois normalmente costuma ser mais aguado que o normal. A receita original pede iogurte grego que é bem grosso. Um iogurte aguado não vai dar uma boa base às tâmaras.
Clique na foto para ampliar

400g de tâmaras sem caroço (de preferência da variedade Medjool pois são extremamente suculentas)
6 bagos de cardamomo
510 ml de café forte (sem açúcar, por favor)
1 colher de chá de açúcar
1 pau de canela quebrado ai meio
Iogurte natural sem açúcar

Coloque as tâmaras numa tigela. Esmague os cardamomos num pilãozinho. Ponha o café, cardamomo, pau de canela e açúcar para esquentar numa panelinha. Quando estiver chegando ao ponto de fervura derrame sobre as tâmaras e deixe esfriar. Depois ponha a tigela na geladeira para gelar. Sirva com iogurte natural bem geladinho. Remova os grãos de cardamomo antes de servir.

No comments: