Friday 23 March 2007

arroz doce

O cardamomo é uma semente com um aroma notável. Recorda o limão sem a acidez , recorda a pimenta sem o picante, recorda o doce sem o açúcar , e de todas essas memórias nasce um aroma único e difícil de promover a um primeiro plano.
Há muito que uso o cardamomo em masalas variadas e nos arrozes que se querem mais árabes ou indianos, pois são estas as suas aplicações mais vulgares. Mas para esta ocasião queria trazê-lo para a frente correndo o risco de entupir o palato com esse forte aroma.
Decidi-me por um arroz doce em que o cardamomo fosse o principal sabor e, para isso, levei ao lume 1 litro de leite com 6 vagens ligeiramente esmagadas, para que as sementes se soltassem. Esse leite, ao qual acrescentei uma casca de limão e umas pedrinhas de sal , esteve ao lume (muito brando) durante 30 minutos. De tempos a tempos, eu mexia o leite e apertava um pouco as sementes, para irem libertando os seus mistérios.
Passados os 30 minutos, deixei a infusão prolongar-se durante mais algum tempo e depois, com um passador, separei o leite dos sólidos. Esse leite voltou para o lume e juntei-lhe uma chávena mal cheia de arroz carolino. De novo em lume brando e agora com mais atenção e mexidelas mais frequentes deixei o arroz ir cozendo até estar completamente amaciado o que levou pouco menos de 40 minutos.Antes de apagar o lume juntei-lhe uma colher de café com curcuma, que deu ao arroz um lindo tom amarelado. Então apaguei o lume e deitei 3 ou 4 colheres de sopa com açúcar. Mexi bem para desfazer o arroz, provei e deitei num prato para arrefecer Como o arroz ainda seca bastante convém que esteja um pouco líquido ao deitar no prato. No dia seguinte provei-o já frio e gostei do aroma do cardamomo mas encontrei espaço para a canela e polvilhei por cima com essa amiga do arroz doce. E ficou melhor ainda.

No comments: