ste é o meu contributo para a Quinzena da Canela promovida pelo novo blog de partilhas culinárias da querida Valentina (também autora do já famoso Trem Bom), o Colher de Tacho. Escolhi confeccionar um bolo muito aromático e fofinho, típico da tradição natalícia portuguesa. Todavia, acompanhada com café ou chá, esta doce especialidade sabe bem em qualquer altura do ano...!
Ingredientes para 4-6 pessoas
- 1 copinho de vinho do Porto
- 50 g de passas de uva
- 100 g de manteiga amolecida
- 150 g de açúcar
- 200 g de farinha para bolos com fermento*
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 2 ovos
- 1 dl de leite
- manteiga para untar
* ou 200 g de farinha de trigo + 2 colheres (sopa) de fermento
Preparação
Colocar as passas de uva numa tigelinha e regar com o vinho do Porto. Deixar macerar por pelo menos 30 minutos. Escorrer as passas, reservando o vinho do Porto.
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma forma redonda (sem buraco) não muito grande com manteiga. Forrar com papel vegetal também untado e reservar.
Bater a manteiga juntamente com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicionar os ovos um por um, batendo entre cada adição.
Peneirar a farinha com a canela (e o fermento, se isso for necessário). Juntar a farinha ao preparado anterior, alternando com o vinho do Porto e o leite, sem parar de bater.
Bater muito bem até a massa se apresentar lisa e homogénea. Acrescentar as passas de uva e misturar delicadamente.
Transferir a massa para a forma e levar a cozer a 200ºC por 10 minutos. Baixar a temperatura do forno para 180ºC e deixar cozer por mais 20-25 minutos.
Deixar amornar e desenformar. Servir o bolo levemente morno ou frio.
No comments:
Post a Comment