Saturday 24 March 2007

Lassi com Cardamomo

Tomei meu primeiro lassi há uns dez anos. Foi sugestão do garçom, compadecido que ficou ao avistar meus olhos em chafariz, a maquiagem prestes a escorrer e as bochechas multicolores que variavam entre o carmesim e o roxo-senhor-dos-passos.

Ele tinha razão, o iogurte é um verdadeiro bálsamo para o palato esfolado, único alívio imediato possível para as intensas chamas de um curry original hot-hot-hot-cinco-pimentas, aquele mesmo que pedi me achando toda valente.

Não me ocorrera, meia hora antes, que as três vindas à mesa para confirmar o pedido significavam uma tentativa de resgate e não um ruído de comunicação provocado pela diferença de sotaques.

Uma busca pela rede mundial de computadores certamente retornará uma plêiade de receitas dessa bebida: doces, salgadas, com frutas, leite, gelo, especiarias. O Leitor e a Leitora fiquem à vontade para criar suas próprias versões. O meu foi feito assim:

Ingredientes:

  • 1 copo de iogurte natural (usei caseiro)
  • 2 colheres de chá de mel
  • 2 vagens de cardamomo
  • 2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira

Como fazer:

  1. Leve tudo ao liquidificador, bata, coe e beba. E nem precisa ser com um curry original hot-hot-hot-cinco-pimentas.

No comments: