Friday 9 March 2007

Torta de maçã da Mary Lou

Mais uma vez, estou sendo a retardatária para participar do primeiríssimo evento do Colher de Tacho (casa de ferreiro... já sabem o restante, né?).

O rei da quinzena é a canela. Veja aqui. A proposta é que cada um faça uma receita utilizando o rei vigente.

Escolhi uma tortinha muito gostosa que já foi hit durante muito tempo aqui em casa (quando eu nem era tão cozinheira assim).

A receita me foi passada por uma amiga com a qual trabalhei há alguns anos atrás chamada Mary Lou. Ela é editora e um dia fui almoçar em sua casa à título de resolvermos algumas pendências do projeto. Sua casa é uma delícia e o almoço estava divino. Mas o que mais me encantou foi a tal torta de maçã. Quando soube então da facilidade que era fazê-la, fiquei duplamente encantada!

Como gosto de dizer a seu respeito: qualquer um pode fazer! a parte mais difícil está em descascar as maçãs. Confira aqui a baixo e tire suas próprias conclusões!

Ingredientes
» 4 a 5 maçãs descascadas e cortadas em cubos grandes
» suco de 1/2 limão
» 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
» 1 tablete de margarina (100g)
» 1 xícara (chá) de açúcar
» canela a gosto para polvilhar

Modo de fazer
Forre o fundo de um pirex médio com os cubos de maçã, esprema o limão e revolva para misturar bem. Reserve.

Faça uma farofinha misturando muito bem a margarina, o açúcar e a farinha. Quando ficar com aspecto homogêneo, espalhe por cima das maçãs reservadas. Polvilhe canela e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC.

Quando as maçãs estiverem cozidas e a crosta crocante e dourada, está bom para tirar do forno.

Sugestão
Ótimo para ser degustado quente acompanhado de uma bola de sorvete de creme e/ou um bom vinho para sobremesas.

1 comment:

Anonymous said...

uHMMMMM, nhamnhammm! que delícia! ; )