Tuesday 20 March 2007

Gelatina cítrica com cardamomo


Achei que acabaria não participando desta edição do Rei da quinzena do Colher de Tacho, minha primeira receita com cardamomo não ficou satisfatória, mas tentei outra vez e gostei desta gelatina. A receita é do Nigel Slater e está no seu Kitchen Diaries. Só substitui o grapefruit por umas mexericas azedas que estão caindo do pé aqui em casa. Muito leve e refrescante. Você pode usar ágar-ágar no lugar da gelatina, só leve ao fogo junto com suco, pois, ao contrário da gelatina normal, ele precisa de calor para gelificar.


Gelatina cítrica com cardamomo


suco de doze laranjas (ou pouco menos de 1 l)

suco de um grapefruit + 3 ou 4 pedaços da casca (a parte colorida, sem a parte branca)

suco de um limão + 3 ou 4 pedaços da casca (a parte colorida, sem a parte branca)

6 vagens de cardamomo

8 folhas de gelatina sem sabor (ou o equivalente em pó)


Coloque o suco do grapefruit e o suco de limão em uma panela junto com as cascas e a mesma quantidade de água. Amasse as vagens de cardamomo com uma faca, remova as sementes e adicione ao suco. Leve ao fogo quase até ferver. Desligue o fogo, tampe e deixe esfriar um pouco, cerca de 15 min.


Enquanto isso, coloque as folhas de gelatina em um pouco de água para amolecer por 5 min. (ou siga as instruções da embalagem). Passe o suco de grapefuit e limão por uma peneira e reserve as sementes de cardamomo. Retire a gelatina da água e adicione ao suco. Misture até dissolver. Adicione o suco de laranja reservado. Adoce a gosto (usei stévia) e devolva as sementes de cardamomo. Coloque em taças individuais ou em uma forma grande previamente passada em água para facilitar na hora de desenformar.

No comments: