Tuesday 6 March 2007

Salada de Laranja com Canela



Herdei de meu pai, o Babbo, uma paciência incrível para descascar laranjas. Faço-o com maestria, sem bagunça nem chacina, nem pareço eu!
A técnica consiste em retirar a casca toda de uma só vez, formando uma linda espiral. Depois, retira-se com velocidade de prestidigitador, toda a pele branca e amarga, penúltimo vestígio da interface da laranja com o mundo.
Deixa-se intacta a membrana fina que reveste os gomos, podendo-se retirar as sementes com um golpe certeiro da faca afiada ou, numa versão mais selvagem, com uma mordida voraz.
A salada a seguir foi preparada para o evento da Colher de Tacho e pode ser montada aos gomos, cubos ou rodelas, mas confesso que prefiro essas últimas.

Ingredientes: (por porção)


1 laranja-pera bem madura, suculenta e geladinha
1 colher de chá de açúcar (não deixe de usar, eu que não gosto de açúcar, aprovei)
1/2 colher de sopa de água de flor de laranjeira (encontrada em supermercados e lojas de produtos árabes)
canela a gosto


Como fazer:
Descasque a laranja retirando toda a pele branca e corte-a em rodelas. Retire as sementes.
Disponha as fatias sobre um prato raso, preferencialmente sem sobrepô-las, pois elas deverão estar livres para receber a festa de sabor que vem a seguir.
Polvilhe as fatias com o açúcar. Não exagere, use somente a quantidade indicada para não mascarar os outros sabores.
Regue a laranja com a água de flor de laranjeira, cuidando para que cada fatia receba sua porção dessa chuvinha mágica. Aqui, também, um exagero pode tornar a salada repugnante, enjoativa.
Polvilhe tudo com canela a gosto e sirva. Não espere muito tempo, pois a laranja oxida rápido e nada se compara ao frescor da fruta recém-cortada!
Para baixar um vídeo com outra técnica de descascar laranja, clique aqui.



No comments: