Stifado é um cozido de carne grega. Ótimo prato para outono e inverno na minha opinião pois esquenta a alma. E o perfume deixa a gente mais feliz.
Vi receitas que pedem vinho branco e outras, vinho tinto. Mas as receitas mais originais que vi sempre pedem vinho tinto. Quando mais a carne cozinhar melhor pois ficará mais macia. Não deixe por menos de 3 horas.
1.5 kg de músculo
100g de farinha de trigo
Pelo menos ½ garrafa de vinho tinto, tipo shiraz
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto (30ml)
3 dentes de alho cortados em fatias bem finas
800g de cebolas pequenas (eschalotes se tiver – caso as cebolas sejam um pouco grandes parta-as ao meio)
Azeite de oliva
1 pau de canela
3 folhas de louro
1 colher de chá de ‘allspice’
2 colheres de sopa de extrato de tomate
200ml de caldo de carne (de preferência caseiro)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Pre-aqueça o forno – 160oC.
Corte o músculo em cubos médios. Coloque a farinha de trigo numa vasilha, assim como pimenta do reino e sal numa tigela. Ponha os pedaços de músculo na tigela e mexa para que todos os pedaços fiquem cobertos com a farinha temperada. Reserve.
Esquente o azeite de oliva numa frigideira e refogue a carne. Talvez você precise fazer em duas levas. À medida que você refogar a carne você deve reservá-la – coloque toda a carne na panela que irá ao forno (a panela deve ter tampa).
Ponha mais um pouco de azeite de oliva na frigideira em fogo médio, e jogue toda a cebola dentro para fritar, por uns 5 minutos aproximadamente – a cebola vai ficar douradona. Acrescente o alho e frite por mais um minuto. Depois jogue tudo na panela com a carne. Devolva a frigideira ao fogo e acrescente o vinho, o vinagre, a canela, o ‘alspice’, e esquente até que comece a querer ferver. Ponha o louro e o caldo de carne Por fim acrescente o purê de tomate e mexa bem. Derrame tudo isso na panela com a carne e cebolas. Ponha a tampa na panela e leve ao forno. Deixe cozinhar por pelo menos 3 horas. De vez em quando de uma mexida na panela. A carne deve ficar bem macia, se desmanchando. E o molho deve ficar bem grosso.
Comi o meu com fatias de pão, o que parece ser a forma tradicional. Você pode comer o seu com um pouco de arroz se preferir.
No comments:
Post a Comment