Friday 9 March 2007

Stifado

Comi stifado num restaurante meio simples com uma amiga. Lembro bem de ter ficado inebriada pelo perfume da canela. Não era excessivo, mas acho que não deixei de notar pois ele se faz presente. Minha amiga já havia não só comido stifado antes, mas também havia preparado o mesmo. Após dar a primeira garfada decidi que queria fazê-lo em casa e publicá-lo também.

Stifado é um cozido de carne grega. Ótimo prato para outono e inverno na minha opinião pois esquenta a alma. E o perfume deixa a gente mais feliz.

Vi receitas que pedem vinho branco e outras, vinho tinto. Mas as receitas mais originais que vi sempre pedem vinho tinto. Quando mais a carne cozinhar melhor pois ficará mais macia. Não deixe por menos de 3 horas.

1.5 kg de músculo

100g de farinha de trigo

Pelo menos ½ garrafa de vinho tinto, tipo shiraz

2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto (30ml)

3 dentes de alho cortados em fatias bem finas

800g de cebolas pequenas (eschalotes se tiver – caso as cebolas sejam um pouco grandes parta-as ao meio)

Azeite de oliva

1 pau de canela

3 folhas de louro

1 colher de chá de ‘allspice’

2 colheres de sopa de extrato de tomate

200ml de caldo de carne (de preferência caseiro)

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Pre-aqueça o forno – 160oC.

Corte o músculo em cubos médios. Coloque a farinha de trigo numa vasilha, assim como pimenta do reino e sal numa tigela. Ponha os pedaços de músculo na tigela e mexa para que todos os pedaços fiquem cobertos com a farinha temperada. Reserve.

Esquente o azeite de oliva numa frigideira e refogue a carne. Talvez você precise fazer em duas levas. À medida que você refogar a carne você deve reservá-la – coloque toda a carne na panela que irá ao forno (a panela deve ter tampa).

Ponha mais um pouco de azeite de oliva na frigideira em fogo médio, e jogue toda a cebola dentro para fritar, por uns 5 minutos aproximadamente – a cebola vai ficar douradona. Acrescente o alho e frite por mais um minuto. Depois jogue tudo na panela com a carne. Devolva a frigideira ao fogo e acrescente o vinho, o vinagre, a canela, o ‘alspice’, e esquente até que comece a querer ferver. Ponha o louro e o caldo de carne Por fim acrescente o purê de tomate e mexa bem. Derrame tudo isso na panela com a carne e cebolas. Ponha a tampa na panela e leve ao forno. Deixe cozinhar por pelo menos 3 horas. De vez em quando de uma mexida na panela. A carne deve ficar bem macia, se desmanchando. E o molho deve ficar bem grosso.

Comi o meu com fatias de pão, o que parece ser a forma tradicional. Você pode comer o seu com um pouco de arroz se preferir.

No comments: