Tuesday 20 March 2007

Pilaf de borrego e abóborao

Depois de pensar no que fazer com o cardamomo, avancei para um prato que, da primeira vez, não me tinha saído particularmente bem. Mas, desta vez, o resultado satisfez-me bastante. Ficou bem aromático. Neste arroz deveriam ainda ter entrado passas, mas o meu mindware de gestão da despensa anda com algumas falhas. Quem não gostar de borrego, pode experimentar com frango. Outra particularidade deste pilaf foi o uso dos talos dos brócolos.


Carne de borrego limpa e cortada aos cubinhos; arroz basmati; abóbora; talos de brócolos; cebola; pinhões; azeite e sal. Para condimentar; duas vagens de cardamomo verde; um pau de canela; sementes de coentros e também anis estrelado.


Num tacho, dourar em azeite os cubos de carne. Depois, cobrir com água (tem que ser em quantidade suficiente para, mais tarde, cozinhar o arroz), temperar com sal e mergulhar as especiarias numa rede ou qualquer outro recipiente que permita retirá-las no fim. Deixar cozinhar tapado. Quando a carne estiver cozinhada, retirar do lume e reservar. Picar a cebola para um tacho com um fio de azeite. Quando começar a ficar transparente, juntar o arroz e fritar uns três minutos. Nesta altura, derramar o caldo da cozedura ainda quente, no dobro da quantidade do arroz. Logo depois, juntar os talos e corrigir o sal. A seguir, juntar a carne e, quase no final, acrescentar a abóbora cortada em cubos (a abóbora cozinha num instante). Os pinhões entram com o arroz já pronto, seco, solto e bem aromático.

No comments: