Sunday 11 March 2007

Rolinhos de Canela e Cardamomo

Já publiquei esta receita antes mas achei que seria ótima para a quinzena do cardamomo .E por ser a primeira ela é transicional também, e leva canela, um dos vários ingredientes que se dão bem com o cardamomo. Caso você queira ver o post original no blog de origem, basta clicar no título deste post. O mesmo se aplicará com todos os posts.

Foi tirada do livro Falling Cloudberries - a world of family recipes, de autoria de Tessa Kiros. Não sei se já há tradução em português. A autora leva consigo vários países na sua influência culinária, devido à sua família - que é da Finlandia e Grécia, e os lugares por onde passou. Conta Tessa que estes rolinhos são típicos na Finlândia. Aparentemente as pessoas costumam fazer os seus em casa. São deliciosos. E tão perfumadinhos com o cardamomo.



Para a massa:

250ml de leite tépido
100g de açúcar
25g de fermento fresco
1 ovo levemente batido
125g de manteiga em temperatura ambiente amaciada
2 colheres de chá de cardamomo em pó
1 colher de chá de sal
650g de farinha de trigo
Manteiga de canela:
2 colheres de chá de canela em pó
50g de açúcar mais um pouquinho para polvilhar os rolinhos
80g de manteiga em temperatura ambiente amaciada
1 ovo levemente batido



Coloque o leite e o açúcar numa tigela e esfarele o fermento. Deixe descansar por 10 minutos ou até que o fermento fique ativo. Acrescente o ovo, manteiga, cardamomo e sal e misture tudo. Acrescente a farinha gradualmente, mexendo com uma colher de pau até que chegue no ponto em que você tenha que usar as mãos. Nesta ocasião despeje a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo. A princípio a mistura vai ficar um pouco grudenta mas tenha um pouco de paciência pois após 5 minutos a massa estará diferente, uniforme e bem macia. Coloque a massa numa tigela, cubra com um pano de prato limpo e reserve, colocando num canto quentinho da cozinha por pelo menos 2 horas ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.


Para fazer a manteiga de canela misture o açúcar e a canela numa vasilinha. Divida a manteiga em quatro partes e reserve.


Voltando à massa, coloque-a numa superfície enfarinhada e a divida em 4 partes. Coloque as partes que não for usar de volta na tigela, cobertas para que não sequem. Abra a massa num formato retangular de aproximadamente 30 x 25 e 2-3 mm de espessura. Pegue uma porção da manteiga e espalhe pela massa, usando uma espátula ou a parte achatada da faca. Depois pegue 3 colheres de chá da mistura com açúcar e canela em pó e salpique bem por toda a massa, o mais uniformemente possível. Enrole a massa como uma salsicha e reserve cobrindo com um pano de prato enquanto você enrola as outras partes.


Forre duas assadeiras ou uma se só for o que tiver; deixe à mão pronta(s) para receber os rolinhos. Para cortar os rolinhos: coloque um rolo na sua frente e corte em fatias diagonais de 2 cm de espessura. Se o primeiro corte for pra direita o próximo será para a esquerda, formando como um ‘V’ – dá pra entender?!? Ao invés de fazer vários cortes diagonais no mesmo sentido você os fará em sentidos opostos, um começando de onde termina o outro.Você deve pegar e virar todos os pedaços com as pontinhas pra cima e a parte que é como que a base do triângulo para baixo. Com o seu polegar aperte bem no meio. As laterais vão como que ser ‘expremidas’ de dentro do triângulo. Pincele com o ovo, salpique com o açúcar, ponha na assadeira e cubra deixando descansar num cantinho quente por 30 min para que cresçam.

Leve ao forno por 20 minutos ou até que dourem. Fique de olho a partir de 13 minutos. Se achar que estão prontos dê uma checada na parte inferior antes de tira-los do forno. Sirva quente ou frio.Congelam bem. Guarde em um recipiente hermeticamente fechado para que se mantenham fofos e não endureçam.

1 comment:

Anonymous said...

Adoro cardamomo em doces, salgados e tb no café.... vou mandar em breve a minha receitinha de arroz pilaf/pulao com especiarias... é simples, gostoso e acompanha superbem assados e curries...
Vcs vão perceber que o departamento "doces/sobremesas" não é o forte da minha cozinha, apesar de Dona Dadivosa ter me despertado uma certa fúria de bater bolinhos...