Monday 5 March 2007

Custard de Canela assada no forno e bolo de maçã

Tenho que começar pedindo desculpas pelo título em inglês: ‘custard’. Não sei o que seja custard em português e por isso deixo na língua original. Se alguem souber deixe um comentario aqui. Em geral a custard e feita so no fogo. Esta aqui tem um charme pois e levada ao forno, como creme brulee.Esta combinação também fica ótima numa sobremesa de um almoço destes de domingo, em que se come tarde e provavelmente não se janta. Neste caso prepare a custard em tigelas pequenas para que as porções fiquem mais delicadas. Confesso que calculei mal o tamanho das cumbucas usadas e ficamos com porções gigantescas. Estas foram consumidas no chá da tarde – e não rolou jantar. A ‘custard’ de canela embora tenha o sabor acanelado (ainda bem), não o tem de forma excessiva. Na verdade é até bem sutil. E a custard e o bolo de maça juntos formam um belo par. Só recomendaria diminuir a quantidade de açúcar do bolo – talvez só ¾ de xícara. Digo isso pois a calda de vinho já é bem doce. Achei que ficou um pouco doce de mais.
Já quanto aos recipientes para se assar os bolinhos, é importante que você use forminhas que comportem 180ml de massa líquida. E respeite também o peso das maças. Eu, por exemplo, tive que cortar rodelas das minhas para que o peso total delas fosse o indicado. Lembre-se de que estas maças tem que caber nas forminhas.Quanto ao creme de leite gostaria de dizer que na receita original se pde 'single cream' que tem somente 18% de gordura e de textura bem mais liquida. Nao conheco equivalente no Brasil e por isso sugeri as duas colheres de sopa extras de leite. Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de creme por aqui clique aqui.

Custard de Canela
⅔ xícara de leite mais 2 colheres de sopa
⅔ creme de leite com soro
5 paus de canela
2 ovos
½ xícara de açúcar
1 col.her de chá de extrato de baunilha
Pre-aqueça o forno – 150oC. Coloque o leite, creme de leite e a canela numa panelinha e leve ao fogo, deixando esquentar mais não ferver. Enquanto isso coloque as gemas, o açúcar e a baunilha numa vasilha e mexa bem com um fouet para que todos os ingredientes se combinem bem. Voltando à mistura com o leite, antes que ferva retire do fogo, remova a canela e derrame a mistura com o ovo gradualmente, mexendo com um fouet. Distribua a mistura igualmente entre tigelinhas, usando uma peneira no processo. Ponha todas as tigelinhas numa assadeira. Ponha água fervente na assadeira até que chegue à metade de cada tigela. Leve a assadeira ao forno por 25 minutos ou até que a ‘custard’ tenha se firmado.
De canja aqui vai a receita de bolinhos de maça com calda de vinho tinto
¾ xícara de vinho tinto
1 ½ xícaras de açúcar ( 270 g )
3 x 120g maças , cortadas na metade no sentido longitudinal
75g de manteiga derretida
⅔ xícara de avelãs moídas bem fininhas (70g)
½ xícara de farinha de trigo ( 60g)
1 xícara de açúcar de confeiteiro (125g)
¼ xícara de fermento de bolo
3 claras
1 colher de chá de extrato de baunilha


Pre-aqueça o forno – 180oC.
Primeiro faça a calda: coloque o vinho e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo até que o açúcar se dissolva completamente. Só então aumente a temperatura e deixe a calda ferver por 15 minutos. Ao fim deste tempo ponha as metades de maça dentro, baixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Enquanto isso unte 6 formas pequenas de capacidade para 180ml. Retire as maças e ponha uma metade em cada forminha. Leve ao forno por 10 minutos.
Pegue a farinha de trigo, avelãs moídas, fermento e açúcar de confeiteiro e ponha tudo numa tigela, misturando rapidamente com uma colher de pau. Acrescente a manteiga derretida, a baunilha e as claras. Misture bem. Quando as maças ficarem prontas retire do forno e distribua a massa igualmente entre as 6 formas.Leve ao forno novamente, desta vez por 20 minutos. Quando ficarem prontas retire do forno e desinforme imediatamente. Esquente a calda, regue cada bolinho com um pouco de calda e sirva acompanhando a custard.



1 comment:

Anonymous said...

ler todo o blog, muito bom