Friday 23 March 2007

Granita Cremosa de Café e Cardamomo

Não há limites para o uso do cardamomo. Um tempero aromático, sofisticado e com propriedades digestivas. Meu primeiro contato com o cardamomo foi há muitos anos, quando uma amiga nos preparou um arroz tailandês. Já a primeira receita, deve-se a um desafio lançado pela Valentina. Que sabor e aroma apaixonantes!E para comemorar o início do outono, uma granita refrescante, com sabor de capuccino!

Granita(Adaptada de Fine Living)


5 vagens de cardamomo

500 ml de café pronto sem açúcar (eu uso 1 colher de sopa para cada

250 ml de água)

1/2 lata de leite condensado (ajuste a gosto)

canela em pó para decorar


1) Abra as vagens e triture as sementes



2) Faça o café: ferva junto com a água as sementes do cardamomo. Ou coloque as sementes trituradas no filtro com o pó. Coe seu café normalmente. Acrescente o leite condensado ao café e bata com um mixer.


3) Coloque a mistura em uma vasilha de metal, leve ao freezer por cerca de 4 a 5 horas e de vez em quando lembre-se de raspá-la com um garfo ou colher bem resistente.4) Quando estiver com uma consistência cremosa e cheia de cristais de gelo, está pronta! Raspe rapidamente com uma colher ou garfo e coloque em copinhos, polvilhe canela e use canudos ou uma colherzinha para saborear este capuccino geladinho!