Sunday 4 March 2007

Mini rolos de canela

Gente querida: esta semana estive meio atarefada, por isso pouco tempo pro bloguinho dediquei. Mas, não posso deixar de participar do novo emprendimento de Valentina, o Colher de Tacho ! Assim que de um livrinho velho de receitas que tenho achei esta que chamei, mini rolos de canela. Na verdade, da receita original fazem duas roscas grandes - e se chama Rosca de Canela, mas achei que pequeno ficava mais mimoso. A foto ficou feia, fora de foco, mas foi a única que pude resgatar. Tenho que cambiar de câmara urgente!! Um beijão pra todos! Ahhh na foto ainda não tinha passado o glacê!


2 colheres de sopa de fermento de pão - usei o granulado
1/4 xícara de água morna
3/4 xícara de leite morno
3 ovos
3/4 xícara de açúcar
3/4 xícara de manteiga derretida
1 kg. de farinha de trigo ( aproximadamente)


Para o recheio:
50 gr. de manteiga derretida
1 xícara de açúcar
7 colheres de sopa de canela em pó


Para o glacê:
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
4 colheres de sopa de leite


Bom, mãos à massa!

Dissolva o fermento no água morna junto com uma colher de sopa de açúcar e deixe levar por 10 minutos.Logo adicione o leite morno, os ovos, a manteiga derretida e o resto do açúcar. Misture bem e adicione farinha até obter uma massa suave, que não esteja pegajosa. Forme uma bola com a massa e coloque numa vasilha cubrindo com um pano úmido e deixe descansar por 1/2 hora. Volte pra mesada e amasse um pouco pra tirar o ar, volte pra vasilha e deixe crescer de novo por 45 minutos. Eu sempre coloco dentro do forno, pra garantir que não haja vento e que a massa cresça.

Dividir a massa, estirar em forma de retângulos, passar o recheio com um pincel no meio do retângulo e fechar como um cilindro ( minha filha disse que é como uma cobrinha pequena). Daí enrole como um caracol, coloque numa forma untada - dê uma distância porque crescem um pouco mais - e deixe crescer por mais 20 minutos. Leve para assar em forno pré-aquecido, 180º por uns 30 minutos ou até que estejam dourados. Passe o glacê com pincel assim que saírem do forno.

1 comment:

maria-joão said...

Há muito, muito tempo, quando eu era pequenina, lembro-me da minha mãe ter feito uns carocois que encontrou num livro infantil de banda desenhada do meu primo. Só foram feitos uma vez porque o tempo de espera para crescer não era compativel com o dia a dia de quem trabalhava fora, tinha 2 crianças pequenas e uma quintinha com horta e animais para tratar.
Mas se não eram estes eram muito parecidos.
Foi muito bom reencontra-los aqui!
Obrigado!