Saturday 10 March 2007

O rei Cardamomo

Eis o desafio da quinzena que se inicia. Para mim é uma das ervas mais maravilhosas que descobri. lembro-me de um café que tomei em um restaurante de comida sudanesa, com cardamomo nele. À medida em que o café era servido eu fazia uma viagem mágica, completamente inebriada. O perfume e sabor do cardamomo são únicos, e acho que vale a pena explorar o seu uso.

Alguns fatos: o nome cardamomo designa três principais gêneros da família do gengibre. É nativo da Índia, das florestas úmidas do sul, também muito encontrado na Sri Lanka, Malásia e Sumatra. Têm-se registros do seu uso por volta de 700 d.C. Porém só foi para a Europa por volta de 1200.

Li que todos os três tipos de cardamomo são usados ou de forma medicinal ou com especiarias.

Na foto você pode ver o cardamomo negro e o ‘verde’. O negro é muitas vezes usado como um substituto barato para o verde, e embora o gosto dos dois se pareça o negro é um pouco mais canforoso que o verde.

Como se usa o cardamomo nas receitas? Você pode usá-lo inteiro ou só as sementinhas que vem dentro de cada grão destes. Um grão vai ter aproximadamente umas 15 sementinhas. Como elas perdem sua fragrância muito rapidamente só se recomenda retirar as sementinhas na hora de usar mesmo.

Os pilafs indianos sempre usam o cardamomo dentre muitas outras especiarias.

Usos do cardamomo verde: no arroz, pratos tipo cozido – que cozinham por um bom tempo, com maçãs assadas, pêras pochê, salada de frutas. Em alguns países da África se utiliza no café. Pato assado, frango, marinadas, vinho quente, picles. O verde se dá muito bem com outras especiarias: endro (dill), canela, cravo, coentro (semente), cominho, gengibre, páprica, pimenta-do-reino, açafrão.

Usos do negro: se utiliza na preparação do garam masala, pilafs e outros pratos com base de arroz, carnes e curries de legumes. Ele se dá super bem com pimenta, noz moscada, cravos, cominho, coentro (sementes), pimenta-do-reino.

Guarde cardamomos inteiros em um recipiente fechado, e só o parta já na hora de usar. Quando usa-lo em cozidos o ideal é retirá-lo na hora de servir.

25 comments:

Mónica said...

esse é complicado! não conhecia e nunca usei...

Cris said...

Valentina, eu encontrei cardamono só uma vez aqui... vou tentar vasculhar mais... Ele substitui o turmeric ou cúrcuma nas receitas? Thanks! Bjs!

Lua Limaverde said...

Esse vai ser difícil, vou ver se acho! :)

Paula19 said...

Pois,pois...
Já ouvi falar mas não conheço e nem tenho qq receita que leve isso.
Acho que vou deixar passar esta quinzena.
Com muita pena minha.

DocesCozinhados said...

Esta quinzena tb não vou participar ... nunca usei cardamomo.
Mas vou ficar atenta às receitas que aparecem. Pode ser que alguma me convença a experimentar!

Baú da Conceição said...

Cardomo em Portugal é muito dificil achar, por acaso encontrei na casa chinesa, mas o preço assustou-me.

Anonymous said...

Oi Valentina, puxa esse ingrediente é difícil. Nem ao menos sei como se chama em japonês ! Vou pedir ajuda a Akemi, mas acho que vou sofrer para encontrá-lo.
bj

Smas said...

Olá!
Engraçado a Conceição ter encontrado cardamomo na casa chinesa e eu em Macau não conseguir encontrar!
Valeu-me uma amiga que trouxe da Índia e me deu um pouco.
Logo à noite ou amanhã já vou fazer um bolinho e depois envio.
Bjs

mariliafig said...

Adoro o poder afrodisíaco do cardamomo!!
Beijinhos

Unknown said...

Tb nunca usei, nem nunca tinha ouvido falar... Hoje, ao folhear um livro de receitas, encontrei uma carne que leva cardamomo. Se der posso enviar, mesmo sem a testar
Goretti

Elvira said...

Cardamomo encontra-se à venda em qualquer loja chinesa de alimentação, cá em Portugal. Eu costumo ter sempre em casa. É uma delícia com doces ou salgados. Aliás, nem preciso de imaginar uma receita, pois já tenho uma feita... :-)

micas said...

ADORO Cardamomo! Costumo até dizer na brincadeira que sou cardamomopendente, Arroz Doce feito da maneira tradicional, deixando-o cozinhar com uns bagos do dito cujo, é uma delícia! em pó acrescentar a gosto na mousse de chocolate ou em qualquer bolo de chocolate é fabuloso! agora estou com pouco tempo, depois dou a receita do Tchai.
Ah! e é muito fácil de comprar no Martim Moniz nas mercearias indianas, nem é muito caro.

maria-joão said...

Pois, eu queria fazer o bolo da Smas e não consigo encontrar essa coisa em lado nenhum.

Vera said...

Posso participar ? vou escrever a receita em português ! é que aqui em Africa há muito cardamomo !
Vera

Carol Emboava said...

Da outra vez enrolei enrolei e não fiz a receita com canela...

Agora, piorou! rs! Nunca vi cardamomo pra vender por aqui!

E, na verdade, acho que nunca comi nada que levasse esse ingrediente na receita!

Na próxima conte com a minha! ;)

Itza said...

Gente linda, não achei cardamomo nem a poder de reza brava aqui em San Juan. Roça é roça né gente, fazer o quê. Fico aguardando o próximo ingrediente, pareço criança esperando o brinquedo novo, hahaha
Beijocas!

Cris said...

Consegui o cardamomo verde... meu irmão comprou em SP para mim! Até dia 23 faço algo com ele. Bjs!

Claudio de Almeida said...

Cris,

Em São Paulo, eu vi cardamomo à venda em uma casa de produtos arábes, na rua Afonso Kerlakian, perto da porta de entrada do Mercado Municipal

Namarupa yoga e ayurveda said...

Aqui no Brasil, achei o cardamomo em feiras livres, o preço é um pouco picante hehehhe, mas vale a pena. Faz-se um chá com estas sementes e gengibre, mais cravo e canela que é maravilhoso para o inverno.

Anonymous said...

Aqui em Salvador-Bahia-Brasil encontrei o verde apenas na Perini, ao preço de R$ 11,00, 16g, da Companhia das Ervas.

Anonymous said...

Olá pessoal, prá aqueles que procuram o cardamomo, costumo comprar em São Paulo na Avenida Mercúrio na zona cerealista, atrás do edifício São Vito ( do outro lado do Tamanduateí, lado oposto do Mercado Municipal) lá é menos caro, mas é possível comprar em peq. quantidade. Vi também numa banca de temperos na feira de domingo na Aclimação rua Inglez de Souza.

Anonymous said...

Olá pessoal, prá aqueles que procuram o cardamomo, costumo comprar em São Paulo na Avenida Mercúrio na zona cerealista, atrás do edifício São Vito ( do outro lado do Tamanduateí, lado oposto do Mercado Municipal) lá é menos caro, mas é possível comprar em peq. quantidade. Vi também numa banca de temperos na feira de domingo na Aclimação rua Inglez de Souza.

Unknown said...

A COMPANHIA DAS ERVAS TEM.QUEM DESEJAR É SÓ PROCURAR QUEM FORNECE.
EM NATAL TEMOS NA NEMO.

Anonymous said...

Portal Yoga Brasil - www.yogabrasil.org - Escolas, Cultura Indiana, Receitas, Notícias, Vídeos...

Anonymous said...

Portal Yoga Brasil - http://www.yogabrasil.org - Escolas, Cultura Indiana, Receitas, Notícias, Vídeos...