Monday 26 March 2007

O Rei Quinoa

Mais um desafio para todos. Se tiver difícil não se desespere. É um desafio, e eles não dever ser fáceis. Mas também não vale desistir. Estamos falando do Rei Quinoa, , que chegou com um dia de atraso mas nem por isso deve ser levado com menos seriedade.

A quinoa ( ou quinua) é um grão de origem não muito longe do Brasil.É nativa dos Andes. A quinoa real era o cereal sagrado dos Incas e pelo que andei lendo é o melhor alimento de origem vegetal para consumo dos seres humanos pois seu valor nutritivo é imenso, e só se compara ao leite materno. Quer mais? Caso você esteja perguntado por que não ouvimos falar nela há muito tempo então, te conto que o declínio do consumo de quinoa coincidiu com o início da colonização espanhola na América do Sul, e o aumento do consumo da cevada que foi introduzida pelos colonizadores.

A quinoa é um alimento bombril, de mil e uma utilidades. O seu alto valor nutricional é devido ao alto nível de aminoácidos essenciais que ela contêm. Diz-se que necessitamos de 16 aminoácidos não produzidos pelo nosso corpo, e por isso só encontrados nos alimentos. A quinoa tem todos os 16.

Podemos usa-la de várias formas e uma delas é como se usa o arroz. Tanto em receitas doces como salgadas. Você pode mistura-la a outros grãos até. Pode ser usada para empanar, pode ser usada numa salada.. Combina com tudo. Dê uma olhada no Internet e procure quinoa no seu supermercado ou lojinha local de produtos naturais

8 comments:

Carol Emboava said...

Ai ai ai! rs!
O cardamomo eu já tinha ouvido falar, mas não encontrei pra comprar!

Já o quinoa, nunca vi mais gordo!
Brincadeirinhas à parte! Eu quero participaaaaar! Mas com quinoa, sei não viu!

Vou procurar! ;)

Itza said...

Cardamomo não encontrei mas quinoa sim!!! Já vou selecionar uma receita que me resulte interessante e provar, ok, amigas?! Beijocas. Neste exato momento, es aqui las 00:38 e estou provando uma receita de bolo diferente de banana. Se consigo tirar inteiro da forma amanhã coloco a foto. Gostosa parece a receita.

Smas said...

EU queria participar mas não sei o que é quinoa e já procurei e acho que tal não existe em Macau.
Fico à espera do próximo rei.

Geórgia said...

Esta quinzena não poderia passar, eu queria conhecer a quinoa, pois nunca tinha ouvido falar. E não é que ela é boa mesmo!!! Aqui esta o link: http://ggmaria.blogspot.com/2007/03/quinua-ou-quinoa.html
Bjs,
Geórgia Soares

Cris said...

Desculpe Valentina... acho que vou ter que passar... buáaaa.

Vera said...

Já postei a receita de quinoa !
E fiquei a saber que é um ingrediente muito saudável !Vera

Lua Limaverde said...

Val, eu comprei a farinha de quinoa e testei duas receitas, mas infelizmente não gostei, principalmente do cheiro. Mas vou comprar o grão depois e tentar de novo. :)

Anonymous said...

Olá amiguinhos! Sou nova por aqui mas gostaria de deixar registrado que a Quinua é uma delícia em saladas e sopas! É figurinha certa na cozinha lá de casa!
Quem tem "Casas Pedro" ou "Mundo Verde" em sua cidade (eu sou do Rio de Janeiro) não tem dificuldades para encontrar o grão.
Tenho várias receitas mas não sei colocar no Blog...snif... Quem quizer exparimentar é só dizer: deysemanso@hotmail.com
Um beijo grande em todos!!!