Friday 9 March 2007

Torta de Maçã

Para participar do Rei da Quinzena do Colher de Tacho, escolhi uma torta de que gosto muito e que, apesar de extremamente simples e fácil de fazer, costuma ser um sucesso em todos os lugares.

É uma torta de maçã, receita da minha querida madrinha, Venina.


Vamos a ela:
[para ver maior, clique na imagem]

Algumas observações que podem ser úteis:
  • A primeira coisa que faço é picar as maçãs bem miudinhas; não coloco limão, pois como as maçãs serão assadas junto com a massa da torta, não faz diferença.
  • Fazer a mistura de açúcar e canela que será colocada por cima da massa da torta, antes de ir ao forno. Depois de assada essa mistura forma uma casquinha deliciosa sobre a torta. Aqui não tenho como falar de quantidade porque sempre faço de olho. Vai depender do que você quer que sobressaia: o doce do açúcar ou o paladar da canela. Em geral faço um pouco mais do que 1 xícara, para poder colocar generosamente sobre a massa. Nada de pão-durismo na mistura do açúcar com o Rei da Quinzena, certo?
  • Colocar o forno para aquecer a 160°.
  • Untar e polvilhar uma fôrma redonda, das que soltam o fundo; pois é uma torta bonita para ser desenformada. Como a minha forma "morreu", fiz numa normal mesmo, de fundo fixo.
  • Bato a manteiga com açúcar bastante, acrescento as gemas, uma a uma, e depois a farinha de trigo. Enquanto essa massa bate na batedeira, com um mixer elétrico bato as claras em neve à parte. Misturo as claras à massa e misturo delicadamente, com movimentos de cima pra baixo. Só então acrescento o pó Royal e misturo. Por último, junto as maçãs e misturo tudo bem, mas sem violência! Delicadeza aqui é fundamental, certo, meninas?
  • Colocar a massa na fôrma, polvilhar generosamente com a mistura de açúcar e canela e levar ao forno a 210°, por, aproximandamente, 50 minutos.
  • Enquanto a torta assa, bato um chantilly com pouco açúcar, para acompanhar. Costumo usar o da marca Coalhada's, que é muito gostoso.

A massa da torta fica fofa e molhadinha, com as maçãs bem macias e um aroma delicioso!!! Nem preciso dizer que como a torta quente mesmo, né??? Nhammmmm!!

1 comment:

Anonymous said...

A sua foto está deliciosa!Não resisti e este fim de semana tentei fazer a sua torta para surpreender à minha mãe que tinha feito anos. Mas a torta acabou por me surpreender a mim:fiz tudo igualzinho à receita e a cobertura queimou mais ou menos 20 minutos depois de ir ao forno...:( Preciso de sua ajuda pois ainda me babo a ver a foto :) O que terá corrido mal?Deveria ter colocado o açúcar mais para o final?Confesso que não estou muito habituada a fazer bolos mas como segui todas os passos da receita não compreendo o que se passou...
Obrigado!