Tuesday 22 May 2007

Arroz de Tamboril

Não restam duvidas que quando temos horas vagas ou vagas nas horas nada melhor que um petisco para ocupar o tempo, por isso vamos dar inicio hoje ao temo CULINARIA PARA AS HORAS E VAGAS, oude iremos sugerir algums petiscos.

Tendo em conta que gosto de comer bem (qualidade), gosto tambem de cozinhar.
Fui iniciado nas lides da cozinha pela minha Mãe, que dado trabalhar, entendeu que essa seria uma forma de eu me poder desenrascar, e de que maneira.

Bom para inicio de festa apreseto um bom Arroz de Tamboril que dedico ao meu amgio ZÉ Gordo que é diabético.

1 Kg Lombo de Tamboril
1 Molho de Espinafres 1 Tomate Grande Maduro
1 Cebola Grande
3 Dentes de alho
5 Colheres Sopa de Azeite
8 mãos cheias de arroz vaporizado
Sal a Gosto Coentros

MODO DE CONFECÇÃO: Arranje os espinafres e coza-os em água e sal. Escorra-os bem e reserve-os. Corte o Lombo de Tamboril em medalhões. Triture, com a varinha mágica, o tomate previamente pelado, a cebola e os dentes de alho. Adicione o azeite e deite tudo num tacho. Coloque no tacho, por cima deste puré, o lombo de tamboril e o arroz e cubra com água quente temperada com sal. Deixe ferver durante aprox.15 minutos e apague o lume. Misture os espinafres. Salpique com os coentros picadinhos, tape o tacho e deixe apurar por mais 5 minutos. Bom Apetite.
-
Sugestão: Pode substituir o lombo de tamboril por abas de maruca ou outro peixe a gosto, sendo que se escolher outro peixe, este pode necessitar de ser cozido á parte. Neste caso, coe a água da cozedura e aproveite-a para cozer o arroz.
-
Observações: Por ser uma receita para diabéticos, é tudo feito em cru, sem refogados, simplificando ao máximo a sua elaboração. O arroz assegura os hidratos de carbono necessários, o peixe as proteínas e os espinafres o ferro.
-
A ideia para dar inicio a este tema foi tira de um Blog que visitei "O REI DA COLHER" (espero não ser processado) que recomendo vivamente.

Receita de El Kid do Blog Horas Vagas.

No comments: