Sunday 27 May 2007

Safio à Pescador


Digam lá se o meu marido não é um excelente cozinheiro?!?!?! Hoje quando cheguei a casa para almoçar tinha esta caldeirada à minha espera! Estava muito, muito saborosa... adorei!Esta receita pertence ao Sr. Filipe Cardoso e foi retirada de um fórum de pesca que o Hugo frequenta.
Aproveito e vou participar com este Safio à Pescador na nova quinzena do Colher de Tacho - o PEIXE.


4 postas de safio (mas da parte da barriga porque o rabo tem muitas espinhas)

1 fio de azeite

6 cebolas pequenas

4 dentes de alho

1 pimento verde

1 folha de alho

2 tomates maduros

1 dl vinho branco

mostarda

batatas

piri-piri

óregãos

salsa

sal e pimenta


Tempere as postas de sal e reserve.Entretanto num tacho deite o azeite, as cebolas cortadas em rodelas, o pimento verde em tiras, os dentes de alho e a folha de louro. Tempere com piri-piri.

Quando as cebolas e alhos estiverem louros adicione os tomates maduros em pedaços e deixe ferver levemente.De seguida deite mostarda a gosto e o vinho branco. Mexa bem e deixe ferver novamente para evaporar o álcool. Junte agora água suficiente para cozer as batatas, que se juntam também, às rodelas.

Coloque o safio e segundos antes de terminar a cozedura tempere de sal, pimenta e óregãos. Se quiser junte também um raminho de salsa.


Nota: a receita original manda juntar água do mar para cozer as batatas mas aqui em casa era difícil arranjá-la, fica a sujestão!
Receita da Monica do blog Diário de Cozinha.

No comments: