Thursday 31 May 2007

Água louca


A receita que escolhi para o Rei Peixe do Colher de Tacho vem deste livro. A Valentina já o tinha recomendado muito bem mas aquele bolo de alecrim com limão que a Karen preparou foi decisivo para eu encomendá-lo também!
Este peixe é o que dá título ao livro e segundo a autora é um prato da costa de Amalfi na Itália. Dá uma olhada nesta foto aí embaixo. Lugar lindo, lindo!


Ninguém ao certo sabe explicar a origem do nome deste prato. Alguns dizem que é pelo fato dos pescadores usarem água do mar para preparar este peixe outros acham que devido ao toque ardido da pimenta.Dando uma olhada à primeira vista na receita, nada me chamou a atenção, são ingredientes básicos mesmo, nada de exótico, mas a autora falou tão entusiasticamente que decidi experimentar.Preparei para o jantar de hoje e realmente encantou! O molho é delicioso, perfeito para comer com batatas cozidas ou molhar no pão! O peixe recomendado é o sea bass (não sei qual a tradução para português) mas a autora explica que pode ser qualquer um que você gostar. Eu usei o "ishimochi". Talvez por ter usado peixes pequenos estavam cheio de espinhas. A carne também é muito delicada e é preciso tomar cuidado para não quebrar na hora de retirar da panela. Da próxima vez experimentarei usar "tai", mais carnudo e mais firme ou mesmo filés de peixe.
De qualquer forma, a receita foi aprovadíssima e como a Valentina sempre ressalta, o segredo é usar ingredientes de excelente qualidade e fresquinhos!
Água louca
1 peixe de 1.5kg ou 4 pequenos limpos e sem escamas
molho:
1 maço de salsinha
8 tomates-ameixa sem sementes e picados (usei do tipo Tomu tomu)
2 pimentas vermelhas pequenas (usei togarashi seco)
3 dentes de alho amassados
200ml de vinho branco
275ml de caldo de peixe ou água (usei água mais um pouco de hondashi)
4 galhos de orégano fresco ou 1 colher de sopa de orégano seco
100ml de azeite extra-virgem
sal e pimenta a gosto
guarnição:
azeite extra-virgem
gomos de limão
batatas cozidas ou pão
Tire os talinhos da salsinha e amarre-os com barbante. Reserve as folhas.Coloque todos os ingredientes do molho numa panela que caiba os peixes. Misture tudo e junte o amarrado de talinho de salsinha. Leve ao fogo e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhando por 15 minutos.
Lave bem o peixe e deite no molho. Jogue um pouco de molho sobre o peixe, tampe e deixe cozinhando por mais 30 minutos se o peixe for grande ou 15 minutos se for pequeno. Vá dando uma olhada de vez enquando para checar o cozimento do peixe. A carne precisa estar branca. Se ainda estiver transparente, precisa cozinhar mais um pouco.
Retire com cuidado os peixes cozidos num prato e deixe cobertos para não esfriarem. Aumente o fogo e deixe o molho apurando até que reduza pela metade. Junte uma parte das folhas da salsinha picada e deixe mais alguns minutos. Regue os peixes com este molho, enfeite com o restante da salsinha e guarneça com uma boa regada de azeite, os gomos de limão e batatas cozidas no vapor ou pão rústico. Bom apetite!
Receita da Clarice do blog Pecado da Gula

No comments: