Friday 18 May 2007

Risoto de milho, tomate e manjericão


Sempre coloco a receita do Rei da Vez do Colher de Tacho no final do prazo! Mas esta aqui valeu a pena! Achei este risoto no Joy of Cooking, a combinação de sabores é muito boa: o adocicado do milho, a acidez dos tomates frescos e a cremosidade do risoto...


Risoto de milho, tomate e manjericão
Misturar e reservar:
1 x de tomates sem casca e sem sementes picados
2 c sopa de manjericão picado
1 c sopa de suco de limão
1/4 c chá de sal, ou a gosto
Ferver 5 x de caldo de frango
Retirar o equivalente a 2 x de milho de 4 ou 5 espigas (eu usei milho enlatado). Bater metade no processador de alimentos e transformar em um purê. Reservar.
Aquecer 2 c sopa de manteiga em uma panela e adicionar 1/2 x de alho poro picado. Refogar bem, adicionar 1 1/2 x de arroz arbóreo, refogar mexendo sempre, adicionar 1/2 x de vinho branco. Cozinhe sem parar de mexer, até que o vinho seja absorvido pelo arroz. Adicione 1 x de caldo de frango e cozinhe mexendo sempre em fogo médio até que o caldo seja absorvido. Vá adicionando o caldo, 1/2 x de cada vez, mexendo sempre e esperando que ele seja absorvido antes de adicionar mais. Repita o processo até que o arroz esteja quase macio, cerca de 15 min. Adicione o purê de milho e mais 1/2 x de caldo de frango, continue repetindo o processo de adicionar e esperar o caldo ser absorvido até que o arroz esteja macio, mas ainda firme no meio, 5-10 min. Coloque os grãos de milho e a mistura de tomate. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Sirva polvilhado com parmesão ralado.

No comments: