Monday, 7 May 2007

O Rei Milho






FreeDigitalPhotos.net

“O milho é um dos alimentos mais nutritivos que existem. Puro ou como ingrediente de outros produtos, é uma importante fonte energética para o homem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano.
Além das fibras, o grão de milho é constituído de calorias, gordura puras, vitaminas (B e complexo A), sais naturais (metal, isuqieo, fóssio, cálcio), óleo e grandes quantidades de açúcares, gorduras e celulose “.
“Maior que as qualidades nutricionais do milho, só mesmo sua versatilidade para o aproveitamento na alimentação humana. Ele pode ser consumido diretamente ou como componente para a fabricação de balas, biscoitos, pães, chocolates, geléias, sorvetes, maionese e até cerveja.
Apesar de serem usados para fazer pães, o milho não contém a proteína glúten. Isso faz com que os assados de milho não sejam especialmente nutritivos (como é o caso dos assados feitos de trigo)”.
“De acordo com a Embrapa, no Brasil apenas 5% do milho produzido se destina ao consumo direto humano.
No Brasil, é a matéria-prima principal de vários pratos da culinária típica brasileira como canjica, cuscuz, polenta, angu, mingaus, cremes, entre outros como bolos, pipoca ou simplesmente milho cozido.”

O texto acima veio diretamente da Wikipedia. Queria pedir que vocês procurassem contribuir com receitas de milho novas para voces. Assim mantemos o pricípio do Rei do Colher que é puxar as fronteiras da culinária.

Aguardo as participações!

5 comments:

Elvira said...

Querida Valentina, a minha receita encontra-se aqui:
http://elvirabistrot.blogspot.com/2007/05/rissoles-de-frango-e-milho.html

Beijos.

Carla do Brasil said...

Oba! Vou poder participar do Rei da Quinzena?

Tenho duas receitas com milho: uma publiquei hoje (canjica) e outra será publicada no sábado.

A da canjica:
http://deusadomestica.wordpress.com/2007/05/10/o-frio-e-a-vontade-de-comer-canjica/

A outra receita eu mando pra cá depois!

(Ai, que feliz que eu fiquei agora.)

Geórgia said...

Valentina, minha colaboração para esta quinzena está aqui: http://ggmaria.blogspot.com/2007/05/rei-milho.html
Até que enfim consegui participar!Bjs. :p

Geórgia said...

Valentina, outra colaboração para a quinzena do milho, desta vez, uma receita regional: http://ggmaria.blogspot.com/2007/05/canjica-ou-curau.html
Bjs,;o)

Silvia Arruda said...

Minha colaboração para esta quinzena está aqui: http://docecasinha.blogspot.com/2007/05/black-bean-salad-vinagrete-de-feijo.html