Tuesday 1 May 2007

Pudim de caqui

O Rei da Quinzena do Colher de Tacho era um desafio: caqui, ou diospiro, como o fruto é chamado em Portugal. Eu adoro caquis. Quando era criança ganhávamos um cesto cheio daqueles caquis chocolate (aqueles maiores e mais firmes), eu descascava e comia como se fossem maçãs, até hoje nunca gostei dos caquis molengas, mas abri uma exceção para fazer esta receita encontrada no Allrecipes, parece que no estado americano de Indiana, este pudim é muito comum, servido no feriado de Thanksgiving.O pudim me deu uma canseira! Você precisa colocá-lo no forno e mexer com uma colher a cada 15 min durante 2 horas, até aí, tudo bem, o problema foi que usei um pirex raso e o líquido acabou transbordando e caindo sobre a chapa do forno, ainda faltava uma hora de cozimento e não pude limpá-la presto, a cozinha acabou com um cheiro de queimado terrível e mais tarde lá fui eu lavar chapas e arames, algo que odeio, odeio...Mas voltando ao pudim, ele vira um tipo de creme até agradável, mas para quem nunca comeu algo semelhante na vida, é mais curioso do que gostoso. O. disse que vai comer, então não preciso me preocupar em ficar com o pudim encalhado na geladeira.Fiz metade da receita.


Pudim de caqui

4 x de polpa de caqui
2 ovos
1 x de açúcar
4 x de farinha
2 c chá de bicarbonato de sódio
6 x de leite
1 c sopa de manteiga

Preaqueça o forno à 175C.

Em um recipiente grande, misture a polpa de caqui e os ovos com um batedor de ovos. Coloque o açúcar. Misture a farinha com o bicarbonato de sódio e adicione alternadamente a mistura de caqui e o leite mexendo bem, até que massa fique homogênea. (Eu bati tudo no liquidificador, ok?). Coloque em um forma FUNDA e grande. Espalhe pedaços de manteiga por cima e asse por duas horas, misturando a cada 15 min.O pudim ficará com uma cor marrom escura quando estiver pronto. Sirva frio ou quente.

No comments: