Tuesday 22 May 2007

Robalo com salada de lentlhas e trigo para quibe


Quando estive em Paris fui bater ponto na epiceria do Bon Marche. E lá, dentre mil coisas deliciosas, achei lentilhas amarelas. Amarelinhas, amarelinhas,como pepitas. Nunca tinha visto lentilhas amarelas. Já tinha visto as verdes, e cores semelhantes, assim como as vermelhas/laranjas. Amarelas.. nunca. Comprei um pacotinho para trazer para casa, pois sou louca por lentilhas. Louca de comer sem parar. Amo o sabor. Quando as pessoas dizem que não gostam de lentilhas fico sem entender, pois as acho simplesmente deliciosas.

Comprei uns filezinhos de robalo (sea bass) umas duas semanas depois do meu retorno e me dirigi à cozinha para preparar o meu peixinho e uma salada em que usaria as tais lentilhas. A inspiração para a salada me veio da Joanne Weir – ela esteve bem presente aqui em casa no fim de semana. Resolvi que faria o peixe sem muito frufru. E peguei o pacotinho de chopotle esmagado e esfreguei nos filés. O peixe fica meio pro lado do ardidinho. Peixe nunca precisa de muito,não é? Como é bom. E adoro o robalo, pois fica bem umidozinho, suculento mesmo.

Preparei a salada e servi uma vez com o peixe deitadinho por cima dela, e outra vez com o peixe servido ao lado. Prefiro mil vezes com o peixe por cima da salada, pois assim os sucos que escorrem do peixe impregnam a salada.

Para os que não conhecem, o chipotle é a pimenta jalapeña seca. É muito usada em molhos, mas resolvi esfregá-la no meu peixe. E não me arrependi.


Para o peixe:

2 filés de robalo
Sal e pimenta do reino moída na hora
Chipotle secos
Azeite de oliva

Lave os filés de robalo e seque com papel toalha. Gosto de sempre dar uma espremidinha no limão por cima do peixe. Pincele o peixe dos dois lados com azeite de oliva. Esfregue um pouco de pimenta seca chipotle dos dois lados do peixe e reserve.
Esquente uma grelha até que esteja bem quente. Coloque os filés na grelha, a parte da pele primeiro, e salpique com o sal e a pimenta do reino. Grelha até que a pele vire uma crosta. Vire do outro lado e repita o ritual do sal e pimenta do reino. Quando o peixe estiver pronto retire e ponha na travessa para servir.

Salada de lentilhas e trigo para quibe

¾ xícara de lentilhas Francesas pequenas
½ xícara de trigo para quibe, lavados e escorridos
¼ xícara de azeite de oliva extra-virgem
1 cebola pequena picada
½ xícara de salsinha picadinha
5 cebolinhas picadas
3 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de cominho moído na hora
1 dente de alho triturado
½ colher de chá de pimenta dedo-de-moça picada em tiras – sem sementes
Sal e pimenta do reino moída na hora

Cozinhe as lentilhas de acordo com as instruções – certas variedades cozinham mais rápido que outras. Faça o mesmo com o trigo para quibe. Retire ambos do fogo, coe, ponha tudo numa tigela só e reserve. Esquente o azeite de oliva e refogue a cebola até que fique macia. Transfira a cebola para a tigela com as ervilhas e trigo. Dê uma misturada. – derrame o azeite de oliva usado também para aproveitar tudo e absorver o máximo de sabores possíveis. Acrescente a salsinha, a cebolinha, o suco de limão, o cominho, o alho e a pimenta dedo-de-moça. Misture tudo bem misturadinho e tempere com sal e pimenta do reino. Ponha um pouquinho mais de suco de limão se necessário.

Na hora de servir, coloque a salada no prato e ponha o filé de robalo por cima.