
Não consegui participar do Colher de Tacho na última edição, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas estava com muita vontade de participar deste Rei da Quinzena (Peixe) e fiquei com essa receita na cabeça. Adoro anchovas, são muito utilizadas na culinária italiana e dão um toque muito diferente e saboroso às receitas. Muitas pessoas não gostam deste peixinho, mas creio que se usado com parcimônia (é um pouco forte e salgado) o prato fica especialmente gostoso.
Essa receita é do Giuliano Hazan, está no livro A Autêntica Cozinha Italiana, e a história que ele conta do prato é que seria usado pelas prostitutas para seduzir os clientes, já que Puttanesca é prostituta. Não sei se é verdade, mas que seduz quem experimenta seduz, eu garanto! Até meu pequeno gourmet de 2 anos aprovou!
Segue a receita com algumas observações. Eu fiz meia receita para duas pessoas e sobrou. Rende bem!
Spaghetti alla Puttanesca Para 500 g de massa comprada seca
7 colheres de azeite de oliva extra-virgem; 6 filés de anchova picados (filés em conserva); ½ colher (chá) de alho bem picado (usei 2 dentes grandes); 2 latas de 400 g de tomates inteiros sem pele com suco grosseiramente picados; sal; 2 colheres (chá) de orégano fresco ou ½ colher (chá) de orégano seco; 2 colheres (sopa) de alcaparras; 8-10 azeitonas pretas cortadas em fatias em volta do caroço Coloque todo o azeite menos 1 colher de sopa e toda a anchova numa panela grande sobre fogo baixo e cozinhe, mexendo com uma colher de pau, até as anchovas se desmancharem. Eu coloquei numa grande frigideira.Adicione o alho e cozinhe por 15 segundos tomando cuidado para que não escureça. Aumente o fogo para médio e adicione os tomates com uma pitadinha de sal. Quando o molho começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até os tomates terem se reduzido e se separado do óleo, entre 20 a 40 minutos, dependendo do tamanho da panela. Retire do fogo e reserve.Você pode preparar o molho com antecedência até este ponto e colocá-lo na geladeira.Ponha 4 litros de água para ferver em uma panela grande, adicione uma colher (sopa) de sal e coloque a massa toda de uma vez quando estiver fervendo, mexendo até os fios submergirem. Eu deixo a água ferver primeiro e depois coloco um punhado de sal grosso, foi uma dica de uma italiana amiga da minha irmã, ela disse que o sal grosso é melhor para cozinhar massa do que o refinado.Quando a massa estiver quase no ponto volte o molho ao fogo médio e adicione o orégano, alcaparras e as azeitonas.Massa al dente, escorra, eu coloco uma colher de sopa de manteiga, e junte ao molho em fogo baixo, adicionando o restante do azeite.
Prove o sal e sirva.
Receita da Verena do blog Mangia che te fa bene.
No comments:
Post a Comment