Tuesday 29 May 2007

Spaghetti alla Puttanesca


Não consegui participar do Colher de Tacho na última edição, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas estava com muita vontade de participar deste Rei da Quinzena (Peixe) e fiquei com essa receita na cabeça. Adoro anchovas, são muito utilizadas na culinária italiana e dão um toque muito diferente e saboroso às receitas. Muitas pessoas não gostam deste peixinho, mas creio que se usado com parcimônia (é um pouco forte e salgado) o prato fica especialmente gostoso.

Essa receita é do Giuliano Hazan, está no livro A Autêntica Cozinha Italiana, e a história que ele conta do prato é que seria usado pelas prostitutas para seduzir os clientes, já que Puttanesca é prostituta. Não sei se é verdade, mas que seduz quem experimenta seduz, eu garanto! Até meu pequeno gourmet de 2 anos aprovou!

Segue a receita com algumas observações. Eu fiz meia receita para duas pessoas e sobrou. Rende bem!


Spaghetti alla Puttanesca Para 500 g de massa comprada seca

7 colheres de azeite de oliva extra-virgem; 6 filés de anchova picados (filés em conserva); ½ colher (chá) de alho bem picado (usei 2 dentes grandes); 2 latas de 400 g de tomates inteiros sem pele com suco grosseiramente picados; sal; 2 colheres (chá) de orégano fresco ou ½ colher (chá) de orégano seco; 2 colheres (sopa) de alcaparras; 8-10 azeitonas pretas cortadas em fatias em volta do caroço Coloque todo o azeite menos 1 colher de sopa e toda a anchova numa panela grande sobre fogo baixo e cozinhe, mexendo com uma colher de pau, até as anchovas se desmancharem. Eu coloquei numa grande frigideira.Adicione o alho e cozinhe por 15 segundos tomando cuidado para que não escureça. Aumente o fogo para médio e adicione os tomates com uma pitadinha de sal. Quando o molho começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até os tomates terem se reduzido e se separado do óleo, entre 20 a 40 minutos, dependendo do tamanho da panela. Retire do fogo e reserve.Você pode preparar o molho com antecedência até este ponto e colocá-lo na geladeira.Ponha 4 litros de água para ferver em uma panela grande, adicione uma colher (sopa) de sal e coloque a massa toda de uma vez quando estiver fervendo, mexendo até os fios submergirem. Eu deixo a água ferver primeiro e depois coloco um punhado de sal grosso, foi uma dica de uma italiana amiga da minha irmã, ela disse que o sal grosso é melhor para cozinhar massa do que o refinado.Quando a massa estiver quase no ponto volte o molho ao fogo médio e adicione o orégano, alcaparras e as azeitonas.Massa al dente, escorra, eu coloco uma colher de sopa de manteiga, e junte ao molho em fogo baixo, adicionando o restante do azeite.
Prove o sal e sirva.

Receita da Verena do blog Mangia che te fa bene.

No comments: