Saturday 19 May 2007

Bolo de Milho com Coco da Avoada


O acaso é ingrediente constante nos domínios de minha cozinha. Ora produz grudes intragáveis, ora desanda o pão, ora obriga-me a deitar fora a receita, ora revela-se uma gostosa surpresa.
O bolo a seguir, cuja receita apanhei numa embalagem de coco ralado, acabou por revelar-se delicioso, malgrado meu total esquecimento de um elemento quase indispensável: o trigo.

Com o bolo já no forno fui copiar a receita, certa de que havia logrado meu intento de assar um belo bolinho na noite fria de domingo, quando dei-me conta de que havia deixado de fora da receita a xícara de farinha recomendada.
Ao Leitor e à Leitora, deixo aqui a receita completa:
Ingredientes:
200 g de margarina em temperatura ambiente
2 xícara (chá) de açúcar
3 ovos (separados)
2 xícaras de fubá ou milharina
1 xícara (chá) de farinha de trigo (que esqueci!)
1 vidro (200 ml) de leite de coco
1 ½ xícara de leite
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pacote (100 g) de coco em flocos

Como fazer:
Ligue o forno para pré-aquecer.

Peneire o açúcar, junte a ele a margarina e bata até que a mistura vire um creme esbranquiçado. Para isso, use a batedeira, ou bastante paciência.

Acrescente as gemas, uma a uma e continue a bater. A partir de agora pode usar uma espátula ou colher de pau.

Junte aos poucos o fubá, o trigo (se você se lembrar!), o leite de coco e o leite, alternando entre os secos e molhados. Reserve.
Bata as claras em neve.

À mistura reservada, acrescente o sal, o fermento e o coco.
Incorpore as claras à massa com carinho.

Despeje em uma forma bem grande de buraco no meio untada e polvilhada com fubá. Minha forma não deu conta, de modo que tive de arregimentar duas mini-formas retangulares de silicone mais um refratário para acomodar toda a massa.

Leve ao forno moderado para amorenar até que, ao espetar um palito no meio da massa ele saia limpo. Aguarde arrefecer um pouco e desenforme.

Se desejar fazer uma bossa, polvilhe açúcar e decore com um anis estrelado bem bonito.

A textura ficou de uma delicadeza ímpar, mais para bombocado do que para bolo. Soubesse que ficaria assim, teria usado forminhas de empada e deixado menos tempo no forno. Bom para comer morninho, quase uma sobremesa, quase sem querer, graças ao acaso e à cabeça avoada da cozinheira.

No comments: