Thursday 10 May 2007

Canjica Delícia


O frio e a vontade de comer Canjica (Colher de Tacho: O Rei da Quinzena)



Quando acordei ontem e vi o sol, pensei “o frio chegou”. Até agora, estávamos esperando um inverno que parecia não chegar nunca, aguentando temperaturas bem acima da média e os meus casacos, gorros, cachecóis e blusas de lã estavam guardados dentro do armário, esperando para serem finalmente usados.


Com a chegada do frio, veio um ânimo novo para cozinhar: lembrei da canjica (mugunzá) guardada no freezer (eu guardo cereais e grãos no freezer, para evitar que estraguem ou que sejam invadidos por animaizinhos). O plano inicial era esperar até o fim de semana para fazer coisas quentes-gostosas com leite, mas a distruibuição do bolo de laranja entre os colegas de sala e o excelentíssmo me deixou sem café da manhã para o dia seguinte (hoje, no caso). Desculpa arranjada, coloquei uma xícara da canjica de molho e fui para a academia. Depois que voltei, preparei a canjica e agora passo a receita para vocês!


Canjica Delícia


Ingredientes:


1 xícara de canjica branca (mugunzá)
700 ml de leite
1,5l de água (aproximadamente)
1 lata de leite condensado
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de sobremesa de maizena
1 gema
canela em rama
cravos da índia


Preparo:


1.Deixe a canjica de molho em água. Eu troco a água e vejo se não há grãozinhos escuros ou manchados.
2.Depois do molho (quanto mais longo for o molho, mais rápido é o cozimento), jogue a água fora, lave a canjica (isso é necessário? eu tenho mania de lavar grãos que foram deixados de molho) e coloque para cozinhar com o litro e meio de água e o açúcar.
3.Aqui demorou 45 minutos para a canjica ficar pronta. A canjica tem que estar molinha antes de vc adicionar o leite.
4.Reserve meio copo do leite. Adicione o restante do leite à canjica cozida (frio mesmo), a canela e os cravos da índia. (Minha mãe faz só com cravo da índia, minha avó fazia só com canela. Para agradar as duas, faço com os dois!)
5.No meio copo de leite reservado, dissolva a maizena e a gema de ovo. (Eu penero a gema para não ficar com gosto forte de ovo - mas não sei se isso faz algum sentido ou se é só superstição!) A maizena vai garantir que seu caldo ficará grossinho, a gema de ovo vai garantir uma corzinha de saúde.
6.Adicione o leite reservado quando ferver a panela. Mexa sempre, para não queimar o fundo, para não empelotar, para não ficar estranho. Depois que ferver, deixe uns minutinhos (eu deixei três) cozinhando e adicione o leite condensado, mexendo para dissolver. A hora que levantar fervura de novo, pode desligar: sua canjica está pronta!

Como eu faço canjica “de olho”, essa receita pode não estar muito exata. Confie no seu tato de cozinheira: não há muito o que errar aqui. Vá provando (há coisa melhor que as provadinhas durante o preparo de uma delícia?) e modifique a canjica a seu gosto. Me conte daí, como ficou!
p.s.: Eu escrevo “canjica (mugunzá)” porque sei que no Nordeste do Brasil, a minha canjica não é canjica. Como não sou mestre dos regionalismos, já aviso que a canjica que eu uso é essa branquinha!
p.p.s.: Não é que, passeando no Colher de Tacho, descobri que o rei dessa quinzena é o Milho? Já mandei minha receitinha, e depois mando outra (esperem surpresas com milho…)

No comments: