Saturday 19 May 2007

Broinhas de milho com bacalhau

Quando fiquei a saber que o rei da quinzena no Colher de Tacho era o milho pensei logo em fazer estas broinhas, pois já estavam "debaixo de olho" há algum tempo. Depois decidi fazer a quiche do post anterior. Mas, não descansei enquanto não fiz as broinhas.

Gostei do resultado final, do sabor, mas não gostei de as fazer. A massa ficou muito mole, não levedou não sei porquê. Foi muito difícil moldar as bolas. Às tantas chateei-me (acontece com muita frequência) estiquei a massa, recheei metade e coloquei a outra metade por cima, numa espécie de bola.

Será que há alguém que me possa explicar o porquê da massa ficar muito mole?. Ainda tentei juntar farinha de trigo mas quanto mais farinha deitava mais mole a massa ficava. Como nunca trabalhei com farinha de milho não sei.

Bem, mas aqui vai a receita para quem quiser aventurar-se a fazer.Não se esqueça é de dizer qualquer coisa.
Ingredientes:
500g de farinha de milho;
6 dl de água a ferver;
40g de fermento de padeiro;
100g de farinha de trigo;
200g de bacalhau demolhado e desfiado;
0,5 dl de azeite;
2 dentes de alho;
1 cebola (a receita inicial não tinha);
1/2 chouriço;
salsa picada;
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Junta a farinha de milho com 5 dl de água quente e uma pitada de sal. Deixe arrefecer. À parte, dissolva o fermento na restante água e eonvolva a mistura na primeira. Amasse e adicione-lhes a farinha de trigo. Tape e deixe levedar até dobrar de volume. Refogue a cebola e os alhos picados no azeite e acrescente o bacalhau e a salsa picada. tempere e deixe estufar um pouco. Molde as broinhas e recheie-as com bacalhau e 1 rodela de chouriço. Disponhas-as num tabueliro enfarinhado e deixe levedar de novo. Leve ao forno, a 180ºC, por 20 minutos.


No comments: