Saturday 19 May 2007

Legumes e frango grelhados com crème fraîche e ervas

À custa de um ou outro desastre na cozinha posso vir a ser transferido compulsivamente do sector alimentício para a gestão de stock de produtos de limpeza doméstica. Isto porque, nos últimos dias, tive um ou dois dissabores. Regra número um para quem quer experimentar alguma coisa cujo resultado à partida é incerto: ter pão em casa!
O que eu mais gosto no Rei da Quinzena é o entusiasmo e o incentivo extra para inventar ou experimentar alguma coisa. Assim foi com o milho. Só que, bem feitas as contas, no final da quinzena, a contenda saldou-se em dois fiascos e dois sucessos. Falemos dos últimos que - afinal - compensaram largamente as experiências mal sucedidas.
As coisas boas: uma salada e um bolo, ambos com milho.

Legumes e frango grelhados com crème fraîche e ervas

A salada é do mais simples que há e – assim me soube – do mais saboroso que tenho comido. Frango, pimento, cebola, curgete, beringela e pequenas maçarocas de milho – tudo grelhado e temperado apenas com sal. Junta-se agrião. Serve com crème fraîche (usei um que traz já uma mistura de ervas – cebolinho e salsa), misturado com duas ou três colheres de sopa de azeite e sementes de sésamo tostadas.


A salada é do mais simples que há e – assim me soube – do mais saboroso que tenho comido. Frango, pimento, cebola, curgete, beringela e pequenas maçarocas de milho – tudo grelhado e temperado apenas com sal. Junta-se agrião. Serve com crème fraîche (usei um que traz já uma mistura de ervas – cebolinho e salsa) misturado com duas ou três colheres de sopa de azeite e sementes de sésamo tostadas.



Bolo de maçã e avelãs


A massa do bolo é muito húmida e tem a textura estaladiça das avelãs e do chocolate que faz as minhas delícias. Além disso é daqueles bolos em que não há tempo de espera. Tirando a cobertura, faz-se num instante. Eu roubei, como sempre, um pouquinho de açúcar e não me arrependi. A receita original é da Enciclopédia de Pastelaria da Livros e Livros. A versão que se segue é ligeiramente alterada, e conforme ao que eu fiz.
Seis ovos, 200 gramas de açúcar, 1 saqueta de açúcar baunilhado, uma pitada de canela, 75 gramas de sêmola de milho, 125 gramas de avelãs picadas grosseiramente, e 250 gramas de maçãs descascadas e raladas. Para a cobertura usei chocolate com 50% de cacau.



Batem-se os ovos e o açúcar durante dois minutos. Junta-se a canela e o açúcar baunilhado e bate-se mais um pouco. À parte, misturam-se a sêmola, as avelãs e as maçãs. Junta-se tudo, mistura-se e deita-se numa forma de 28 cm. Vai ao forno 30 minutos a 180º. Desenforma-se imediatamente e cobre-se com o chocolate.

No comments: