Sunday 27 May 2007

suflê de escarola com anchova

queria mto participar do colher de tacho, e como essa quinzena o ingrediente é peixe e seus amigos todos das águas...mas ontem bateu uma vontade de fazer um suflezinho, e depois de asssistir ao filme Simplesmente Martha (q merece um post inteirinho) estava inspiradíssima... eis que surge:



suflê de escarola com anchova



1 cebola pequena em cubinhos bem titicos
1 pé de escarola cortado fininho...como couve
2 dentes de alho bem picados
2 colh de sopa de azeite
2 colh de sopa de manteiga
2 colh de sopa de farinha de trigo
1 1/2 xíc de leite integral
sal e pimenta do reino
15 filézinhos de anchova em conserva, sem o azeite, bem picadinhos
raspas da casca de 1 limão
4 ovos separados



Doure o alho no azeite e acrescente a escarola, tempere com um pouco de sal e espere que ela esteja cozida. Desligue o fogo, tire a escarola refogada da panela e coloque numa peneira para q escorra bem toda a água.
Numa panela deixe que a cebola murche na manteiga e coloque a farinha, cozinhe por uns 2 minutinhos e então vá acrescentando aos poucos o leite, sem parar de mexer. Espere engrossar o creme, ele deverá ficar mais consistente do que para um molho branco. Desligue o fogo e coloque nesse creme as anchovas, a escarola refogada(ela deve ser espremida, para que não solte água no suflê) e as gemas uma a uma, mexendo bem...coloque as raspas de limão (elas devem interferir no sabor, se isso não ocorrer coloque mais), corrija o sal e a pimenta do reino... deixe esfriando.
Unte e enfarinhe 4 ramequins individuais ou um refratário alto de porcelana que vá ao forno. Ligue o forno a 180ºC.
Agora bata as claras em neve, com picos não muito duros e acrescente com cuidado ao creme de escarola e anchovas. Quando estiver bem incorparado coloque a massa nos potinhos e leve ao forno por 30 minutos, aproximandamente.
Prontinho...quando os suflês dourarem levemente e ao introduzir o palitinho, ele saia seco, você estará com o suflê pronto para ser devorado!
Nota: Não tema os suflês... eles são sensíveis como cães, pressentem o medo e nos dão um susto!
Nota 2: a massa é delicada, não sacuda muito ao colocar no refratário, nem dê golpisinhos com o batedor da batedeira...a clara irá abaixar... ah o forno tambm não deve ser golpeado.
Nota 3: os suflês assim como os risotos não esperam ninguém...os comensais esperam pelos pratos, ok?

A escarola: eis a protagonista do suflê, parace com uma alface, porém sua cor é mais intensa, suas folhas mais grossas e de sabor amargo!


Receita da Laila do blog Comidinhas do Bem.


No comments: