Saturday 19 May 2007

Gostinho de Saudade - Biscoitinhos de Fubá com Erva-Doce


Vivendo longe do Brasil há cinco anos, às vezes me pego com saudades de um tempo em que minhas preocupações não iam além da prova do bimestre, do treinamento para o campeonato regional de GRD, da próxima redação da aula de português. De um tempo em que brincávamos de fazer teatro e tínhamos o mundo inteiro para conhecer. Mundo que não passava dos limites da cidade, talvez apenas ir a São Paulo, Rio de Janeiro, conhecer o nordeste, ver o mar.


Sempre penso nos amigos que deixei no Brasil. Tenho amigos que nem o tempo e a distância conseguiram diminuir o amor e o carinho entre nós e a amizade continua forte, como se ainda vivemos na mesma quadra. Mas alguns sumiram da minha vida. Uns, porque telefone e internet não eram o bastante para manter os laços. Outros, porque o próprio destino nos levou a caminhos tão diferentes que perdemos o contato, mas não a amizade. Sempre penso com carinho dos amigos que não falo mais simplesmente porque não sei como encontrá-los.


Sabe quando uma coisa te lembra outra, que te lembra outra, que te lembra outra? Pois é, isso acontece sempre comigo. Estava em uma das minhas andanças nas pequenas lojas de produtos caribenhos (melhor lugar para encontrar farinha de mandioca, suco de goiaba, azeite de dendê) quando me deparei com um pacote do mais lindo e fino fubá. Comprei pensando nos bolos de fubá acompanhados de leite com café que minha mãe e madrinha faziam e ainda fazem.


Semana passada, quando a "fome e a vontade de comer" se juntaram quando lendo o blog da Valentina, achei o Colher de Tacho. Justamente quando a sugestão da quinzena era o milho. A idéia era apresentar receitas diferentes utilizando o "rei" da quinzena. No mesmo dia fiz um bolo de fubá com erva-doce e coco. Fiz um café com leite, me sentei na sala, perto da janela, e comecei a saborear meu bolinho querido. Cada mordida me levava mais e mais ao passado. E, apesar do bolo ter saído gostosinho, eu sentia que ainda não era aquilo o que queria. Custei a entender que estava com vontade era comer biscoitinho de fubá. Nada mais, nada menos do que a primeira receita que fiz sem ser ensinada por minha mãe. Foi uma receita que achei numa revista, acho que foi na Cláudia, e que guardei tinha colocado no meu primeiro caderno de receitas. Não só aquele caderno se perdeu entre tantas mudanças, como não me lembrava mais da quantidade dos ingredientes.


Bendito Google Imagens, sem ele não teria encontrado a receita no site Rio Sem Glúten, sob o título de "Broinhas de Fubá da Heda".


Enquanto colocava as mãos na massa (literalmente), me lembrei novamente de um amigo de quem não tinha notícias a muito tempo. Um desses amigos que o destino colocou em caminhos diferentes e que sempre mantive a esperança de encontrar novamente. Me lembrei que, certa vez, saboreava os biscoitinhos enquanto lia uma peça de teatro que ele tinha escrito. Eu sabia que ele se tornaria um escritor e educador. Ele já era as duas coisas mesmo adolescente. Senti saudades das conversas, das risadas, de sonhar acordado com o futuro que ainda estava tão longe. Lembrei das batalhas sofridas, das muitas vitórias conquistadas, das separações, dos encontros que mudariam nossas vidas.


Os biscoitinhos saíram deliciosos.

Enquanto meu amado e colegas adoraram o gostinho leve de erva-doce, eu sentia um gosto a mais. Gostinho de saudade.


Me perguntava se um dia eu iria reencontrar meu amigo Eri.


Esta semana, lendo a versão online do jornal de minha cidade, vi um nome que me pareceu mais do que familiar. O primeiro nome estava com erro de grafia, mas o sobrenome era o mesmo. Não poderia haver duas pessoas com aquele nome. Lá estava, meu amigo que não via a tanto tempo. Botei o Google para trabalhar novamente, na esperança de achar um email, talvez o telefone na lista online. A primeira página só me trouxe os artigos que ele publicou, a tese de dissertação de mestrado. Orgulho de meu amigo, mesmo não sendo uma surpresa. Na segunda página dos resultados, descobri que ele também estava dando aula em uma das faculdades na mesma cidade onde crescemos. No mesmo momento, mandei duas mensagens: uma para o email que aparecia com o perfil dele e outra para o webmaster do site da faculdade. Minha esperança era que uma delas chegasse às mãos de meu amigo. Tanto tempo... será que ele ainda se lembrava de mim?

20 horas. Este foi o tempo que levou para descobrir que não só ele ainda se lembrava da minha pessoa, como também se perguntava se um dia nossos caminhos se cruzariam novamente. Tanta coisa para contar, tanta felicidade que não cabia em emails e em meia-hora de conversa pelo telefone. Temos muito o que botar em dia. E muito mais do que ainda está por vir.

E os biscoitinhos de milho? Ah... acho que da próxima vez, eles terão um sabor a mais. Sabor de reencontro.


Biscoitinhos de Fubá com Erva-Doce

Ingredientes:

2 xícaras de chá de fubá

2 xícaras de chá de maisena

1 xícara de chá de açúcar

1 ovo

xícara de chá de manteiga

¼ xícara de chá de leite

1 colher de sopa de erva-doce

Modo de preparo:

Misture bem os ingredientes secos. Junte os outros e amasse até obter uma massa uniforme. Modele as broinhas e achate a superfície com um garfo. Coloque os biscoitos numa assadeira untada. Asse em forno moderado por aproximadamente 20 minutos ou até que dourem ligeiramente.

1 comment:

Rhosanna said...

Olá!!!
Amo navegar, porque acabo encontrando maravilhas como esta receita...rsrsrs
Parabéns...tb lembrei de minha infância e vou fazer esses biscoitinhos hoje mesmo!!!!
muita luz e harmonia!!!
Rosana/Brasília