Tuesday 29 May 2007

Pissaladière


O peixe é o rei desta quinzena no portal Colher de Tacho. No início, estava pensando apresentar uma receita com o excelente peixe fresco que temos em Portugal, mas depois optei por usar uma lata de anchovas francesas em óleo de qualidade extra que me foi recentemente oferecida juntamente com outras iguarias gaulesas finas por uma amiga querida. Além de terem um sabor muito bom, os peixes enlatados são ricos em nutrientes variados e em ômega 3, um bem conhecido ácido que previne o envelhecimento e combate o excesso de colesterol.

Anchovas de Belle-Ile, Bretanha, FRANÇA

Escolhi finalmente apresentar a receita da pissaladière, uma espécie de piza francesa oriunda da região de Provença. O nome da especialidade vem da palavra pissalat que designa uma pasta de anchovas típica daquela bela região. É mais habitual confeccionar pissaladière com essa tal pasta ou filetes de anchovas em salmora previamente demolhados em água fria. Mas também fica óptima com anchovas em óleo. Acreditem: o travo doce das cebolas combina lindamente com o sabor peculiar dos peixinhos. Uma delícia...!


Ingredientes para 2-3 pessoas

Massa*

- 300 g de farinha de trigo

- 1 pitada de sal

- 2 colheres (sopa) de azeite

- 6 g de fermento padeiro granulado (1/2 saqueta Fermipan)

- água morna q.b.- farinha q.b.

Recheio-

750 g de cebolas

- 10 cl de azeite

- 1 latinha de anchovas em óleo (+/- 120 g)**

- 1 pequena macheia de azeitonas pretas

- ervas de Provence q.b.

* ou outra receita de massa de piza à gosto

** ou 12 filetes de anchovas em salmora demolhados; ou sardinhas em azeite...


Preparação
Preparar a massa : misturar a farinha com o sal. Colocar em monte sobre a bancada e abrir uma cavidade no meio. Juntar o azeite e o fermento previamente dissolvido num pouquinho de água morna. Amassar muito bem, adicionando pequenas quantidades de água morna até a massa se apresentar maleável e homogénea.
Formar uma bola com a massa e deixar repousar dentro de uma tigela polvilhada com farinha por 1 hora, num lugar morno e ao abrigo de correntes de ar.
Descascar as cebolas e cortá-las em meias-luas finas. Aquecer o azeite numa frigideira e juntar as meias-luas de cebola. Refogar em lume médio, mexendo com frequência. Cobrir com uma tampa e estufar até as cebolas se apresentarem louras, macias e bem cozidas, quase confiteadas mas não queimadas. Reservar.
Escorrer as anchovas e esmagá-las ligeiramente com um garfo. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Abrir a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha, formando um disco. Forrar uma forma para pizas (ou uma tarteira) com a massa, enrolando um pouco as bordas.
Cobrir o fundo da massa com as cebolas. Espalhar as anchovas por cima das cebolas e decorar com as azeitonas.
Polvilhar com ervas de Provence à gosto e levar ao forno por 30-35 minutos, a 200ºC. Retirar a pissaladière do forno e deixar amornar. Servir a pissaladière morna, acompanhando com salada verde.
Receita da Elvira do blog Elvira's Bistrot.

1 comment:

laila radice said...

hummm elvira q delicis essa receita!pizza de cebola que encantam com um up de anchovas deve ficar tudo de bom! bjos