Monday 7 May 2007

sorvete de caqui


Sofri para achar caquis aqui nas duas semanas em que o rei estava no ar. Já achei bem no final - inacreditável. E como a semana foi muito ocupada, estava chegando em casa por volta das 22.15, só consegui fazer o sorvete no sábado. Não é desculpa.Realmente aconteceu.

Achei interessante esta receita de sorvete de caqui e a peguei pra semana. O trabalhoso é passar o caqui pela peneira. Quando o caqui é bem maduro isto é uma tranquilidade. Porém os caquis que achei estavam uma mistura de maduros e durinhos. E dá-lhe trabalhar na peneira. Não vou precisar de quantos caquis você vai precisar para adquirir a quantidade de purê usada - 1 xicara de 250ml. Isto porque tudo dependerá do tamanho dos teus caquis e de se estarão muito maduros ou nao.
Recomendo que você reserve as cascas do caqui para servir o sorvete. Coloque-as no congelador envoltas em plástico PVC e retire na hora de servir.

sorvete de caqui

Vamos ao purê:
retire as polpas dos caquis e passe-as por uma peneira, amassando com uma colher. Reserve.

Para o sorvete:

200ml de calda de açúcar de açúcar **
suco de 2 limões
6 gemas
1 xícara de purê de caqui
1 xícara de creme de leite com soro, batida levemente

**Prepare a calde de açúcar primeiro:
coloque o equivalente a 200ml de água e a mesma quantidade de açúcar numa panelinha juntamente com o suco de limão e leve ao fogo, mexendo sempre até que o açúcar se derreta completamente. Deixe ferver em fogo baixo por cinco minutos e vá bater as gemas.

Para o preparo do sorvete:
bata as gemas na batedeira até que fiquem grossas. Quando a calda ficar pronta, e a batedeira ainda trabalhando as gemas, vá derramando todo o líquido na batedeira e continue batendo até que a mistura esteja quase fria e grossa. Desligue a batedeira e acrescente o purê de caqui e o creme, mexendo delicadamente com uma espátula, para que todos os ingredientes se incorporem.Se voce tiver maquina de fazer sorvete transfira a mistura para ela e proceda de acordo com as instruções. Caso contrário transfira logo para uma vasilha e leve ao congelador. Após 1 hora retire do congelador e de uma misturada no conteúdo, devolvendo ao congelador logo em seguida. Repita esta operação umas duas vezes mais.

Na hora de servir coloque o sorvete nas casquinhas de caqui congeladas e voilá.

Uma outra alternativa para o purê de caqui é fazer um coulis. Simplesmente misture-o com açúcar de confeiteiro e um pouco de suco de limão, e sirva com um bolo delicado.

Inspiração: The Cook's Companion - Stephanie Alexander